Exame de ACTH

    0
    157

    O que é exame de ACTH?

    É um exame de sangue realizado para medição do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). É indicado especialmente para a verificação de problemas relacionados à glândula pituitária e às glândulas suprarrenais.

    O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é o grande responsável pela estimulação da produção de cortisol. Este é um importante hormônio esteroide que atua na regulação de proteínas de glucose e do metabolismo de lipídios. O cortisol é também importante para a manutenção da pressão sanguínea e para a supressão de respostas do sistema imunitário.

    É na glândula pituitária que o hormônio adrenocorticotrófico é produzido. Esta fica localizada no centro da cabeça bem abaixo do cérebro e faz parte do sistema endócrino. Geralmente os níveis de hormônio adrenocorticotrófico aumentam quando o nível de cortisol está baixo e diminuem quando o nível de cortisol está alto.

    O exame de ACTH é importante pois é capaz de avaliar disfunções na hipófise ou nas glândulas suprarrenais. O exame de ACTH é também conhecido por dosagem de hormônio adrenocorticotrófico ou dosagem de ACTH. É um exame rápido prático e o resultado tende a ficar pronto em até 1 dia útil. Os resultados devem ser levados para um médico para a devida interpretação.

    exame de acth

    Quando é indicado?

    O exame de ACTH é indicado para o diagnóstico e monitoramento assim como para detecção de condições relacionadas à produção deficiente ou excessiva de cortisol. É portanto um exame indicado para o diagnóstico de doença de Addison de síndrome de Cushing de insuficiência adrenal secundária e de hipopituitarismo.

    O exame de ACTH é também solicitado quando há manifestação dos seguintes sintomas relacionados à deficiência ou ao excesso de cortisol: obesidade pele frágil rosto arredondado excesso de pelos acne fraqueza muscular hiperglicemia e pressão arterial alta quando do excesso de cortisol e perda de peso perda do apetite fadiga hipoglicemia e baixa pressão arterial quando de baixa produção do cortisol.

    Como é o procedimento?

    O exame de ACTH é feito em um laboratório ou hospital e deve ser realizado por um profissional da área da saúde. O paciente é sentado e um elástico é passado em seu braço de forma a dificultar o fluxo de sangue. A área a ser utilizada é então limpa com álcool e uma agulha é inserida na veia.

    O sangue coletado é posto em um tubo e o local da inserção é coberto por uma gaze para evitar sangramentos. O horário da coleta deve ser anotado pelo profissional já que o nível de adrenocorticotrófico varia ao longo do dia. O exame é rápido e leva poucos minutos podendo demorar mais ou menos dependendo da dificuldade em se detectar a veia para coleta. Os resultados costumam ficar prontos em até 1 dia útil.

    Quais são os preparativos

    Para a realização do exame de ACTH é indicado um jejum de no mínimo cerca de 8 horas. Importante também informar ao médico ou ao profissional que irá realizar o exame de todos os medicamentos que se faz uso inclusive suplementos alimentares. Dependendo do caso pode ser necessário interromper o uso dos medicamentos.

    O exame é geralmente realizado pela manhã visto que os valores de referência são baseados nesse período. No entanto o médico pode indicar outros horários para o exame que pode variar de caso para caso.

    Riscos e efeitos colaterais

    Não existem contraindicações para o exame de ACTH ao menos nenhuma contraindicação expressa já que se trata basicamente de um exame de sangue. Mulheres grávidas podem ser submetidas a tanto entretanto os valores podem vir alterados devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação.

    Riscos são muito raros quando da realização do exame de ACTH. O maior risco pode ser o surgimento de um hematoma por exemplo que logo é revertido em alguns dias ou ainda um leve inchado da veia que foi utilizada para o procedimento.

    Indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou indivíduos que sofram com problemas de coagulação podem desenvolver sangramentos após o exame. Por isso é preciso informar os medicamentos que se faz uso e o estado de saúde antes da coleta.

    O que ocorre após o procedimento?

    Após o procedimento a pessoa está liberada para voltar para casa. Uma pequena gaze é posta no local onde houve a inserção da agulha e a pessoa deve pressionar por um tempo para evitar sangramentos.

    O exame de ACTH não envolve riscos e nem deixa efeitos colaterais. É um exame rápido e prático que pode ser realizado praticamente em qualquer pessoa. Os resultados tendem a ficar prontos em até 1 dia útil e a sua interpretação varia de acordo com o porquê ele foi requerido.

    Resultados considerados normais de ACTH ficam entre 7 pg/mL e 63 pg/mL. Lembrando que esses valores são para exames realizados entre 7 e 10 horas da manhã visto que dependendo do período do dia os valores de referência sofrem alterações.

    Compartilhar
    Artigo anteriorGoji Berry Emagrece?
    Próximo artigoComo tirar manchas de Pele

    Deixe uma resposta