Gases Intestinais

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 O que são Gases Intestinais?

Também conhecido como flatulência ou mais famoso com o nome de “pum” gases intestinais consistem no acúmulo do ar que é produzido pelo sistema gastrointestinal. Isso causa sensação de desconforto abdominal e está ligado principalmente com a alimentação.

O problema não pé necessariamente uma doença que cause danos á saúde. Acontece que pode causar situações constrangedoras e de grande desconforto a quem sofre de gases.

Existem muitos chás e remédios considerados como caseiros mas o ideal é seguir uma dieta recomendada por um médico pois é mais eficaz e resolve o problema não apenas diminui os efeitos e sintomas.

Há alguns estudos que apontam pacientes em fase adulta a expelir gases até vinte vezes ao dia. Essa situação pode ser revertida com alimentação.

Como se adquire

Os gases são provenientes de bactérias que fazem parte de todo o processo digestivo de tudo que consumimos. Alimentos ricos em carboidratos e gordura são os principais causadores desse problema.

Existem alguns alimentos que causa mais gases do que os outros. Neste caso o ideal é que se faça um consumo adequado de cada alimento. Um médico pode orientar qual a quantidade e periodicidade correta de cada alimento.

Os principais alimentos que causam efeitos gasosos são o feijão ovos repoljo milho brócolis alho batata refrigerante dentre outros diversos.

É necessário que um médico avalie a dieta que cada paciente deve seguir. O consumo em excesso dos alimentos que causam o problema é a maior motivação dos sintomas.

Junto a alimentação inadequada a falta de exercício físico também é um dos motivos para o desenvolvimento de gases.

A carne de porco também pode causar os efeitos dos gases.

Sintomas

Os sintomas que caracterizam os gases são dores abdominais mas outros sinais podem identificar o problema são eles o inchaço abdominal sensação de fraqueza e também sequencia de arrotos.

Além disso quando se expele o pum que em alguns casos podem ser mal cheirosos esse é sinal que também ajuda a identificar o problema.

Diagnóstico

O diagnostico do problema é feito com base nos hábitos e histórico alimentar. È possível que o médico peça uma listagem de como foram os últimos dias com relação aos alimentos ingeridos pois o problema está ligado diretamente com o modo de se alimentar quais os alimentos e em que quantidade estão sendo consumidos.

É possível também que seja solicitado um registro da quantidade de gases que são expelidos por dia. Isso ajuda a identificar o problema e também a possível gravidade.

Com base nesses registros é possível que o profissional possa avaliar a motivação dos gases e auxiliar o paciente a uma alimentação adequada que evita a exposição do paciente a esse problema que causa desconforto e muitas vezes constrangimento a quem passa por situações de gases em público.

Como é feito o tratamento

Com base na motivação dos gases o médico vai aconselhar o paciente a uma dieta que contenham os alimentos necessários para consumo no dia a dia. Dentro da dieta o paciente deve também controlar a quantidade de tudo que se ingere.

Poucos casos precisam de tratamentos com base em medicamentos. Geralmente é feito com base em alimentação adequada.

Refrigerante está na lista das bebidas que causam esse problema. Durante a refeição é mais saudável que se bebe água ou suco natural de frutas pois evitam o problema como gases.

A motivação de gases em uma pessoa não necessariamente será a motivação em outra pessoa. Por isso os alimentos e dieta não servem de modo geral. È necessário que se passe em consulta médica para avaliar a dieta ideal.

Além de realizar uma alimentação adequada é importante que diariamente o paciente execute exercícios físicos que auxiliam também na questão dos gases.

Como prevenir

A melhor forma de tratar desse problema chama-se dieta.

A alimentação está diretamente ligada com a produção de gases pelo organismo. Neste caso é essencial que o paciente siga uma dieta recomendada pelo médico.

Bebidas com gás devem ser evitadas e também gomas de mascar que ajudam ao desenvolvimento desse problema.

Na hora de se alimentar é importante que se faça com calma para que a mastigação faça toda a parte necessária que contribui para o processo de digestão que também ajuda a evitar os gases.

No dia a dia alguns alimentos são certeiros para desenvolver gases por isso controle a quantidade de feijão vegetais como repolho cebola e brócolis.

Na lista de frutas evitem pêssego maçã e também a pêra. Ou faça ingestão balanceada desses alimentos. Não precisa excluir do cardápio basta controlar o consumo.

Refrigerante também faz parte da lista.

Na hora de fazer uma refeição tenha calma e faça desse momento um momento de prazer. A mastigação e sentir o sabor dos alimentos fazem parte desse processo.

A pressa na hora de se alimentar também pode prejudicar a digestão e causar os gases.

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