Ginástica laboral: para se exercitar enquanto trabalha

0
167

Realizada no ambiente de trabalho em pleno expediente a ginástica laboral visa melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e até mesmo algumas doenças. A atividade varia de duas a três vezes por semana com exercícios com duração de 7 a 15 minutos e pode trazer diversos benefícios tanto para o funcionário quanto para a empresa.

“É uma atividade física orientada e previamente planejada conforme o público e o tipo de ambiente. A ginástica laboral utiliza exercícios respiratórios de força flexibilidade isométricos isotônicos alongamentos além de dinâmicas de integração recreação e até massagem” conta Narjara Neves professora da academia Cia. Athletica (SP).

Os exercícios são compostos por alongamentos de diversas partes do corpo como tronco cabeça membros superiores e inferiores. Os tipos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. “É uma atividade de baixa intensidade e ocorre em um curto período de tempo assim não cansa e nem sobrecarrega ninguém” explica a professora.

Há vários estudos que mostram os benefícios da ginástica laboral “dentre eles destacam-se o alívio das dores corporais a diminuição dos casos de LER/DORT (L.E.R- Lesão por Esforço Repetitivo e D.O.R.T- Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) além do alívio do estresse melhora da postura da saúde e consequentemente da produtividade” completa a instrutora. Veja alguns exercícios simples para serem feitos no local de trabalho:

ALONGAMENTO DA PATURRILHA

Apoie as mãos na cadeira e incline o corpo para frente e mova o quadril também para a frente fazendo a perna de trás esticar-se mais. Sinta o alongamento na panturrilha da perna de trás e segure por 15 a 30 segundos.

 

ALONGAMENTO MMSS (Membros Superiores)

Apoie as mãos no encosto da cadeira flexione levemente os joelhos estenda os braços e pressione lentamente o tronco para baixo por 15 a 30 segundos.

ALONGAMENTO DE QUADRICEPS E QUADRIL

Em pé apoie uma das mãos na cadeira e flexione o joelho segurando o tornozelo com as mãos. Tente aproximar ao máximo o calcanhar das nádegas. Mantenha por 15 a 30 segundos a posição.

ROTAÇÃO DA COLUNA SENTADA

Sentado na cadeira com as pernas levemente afastadas a coluna bem ereta e o peito aberto. Inspire e na expiração rode o tronco para a direita. Retorne ao centro e execute o mesmo movimento para o outro lado. Segure de 15 a 30 segundos.

ALONGAMENTO DE POSTERIORES DAS COXAS

Sentado na parte da frente da cadeira incline o tronco à frente sobre a perna estendida. Tente alcançar a ponta do pé para sentir mais o alongamento na parte posterior da coxa.

EXERCÍCIO PARA ALONGAR O PESCOÇO

Em pé pernas afastadas e coluna ereta. Com a mão direita segure a cabeça empurrando-a em direção ao ombro direito. Fique nessa posição entre 15 a 30 segundos e retorne. Repita do outro lado. Manter os ombros relaxados.

ALONGAMENTO DOS FLEXORES DO ANTEBRAÇO E PUNHO

Estenda um braço a frente e com a palma da mão virada para frente. Com a outra mão puxe suavemente os dedos para trás ate sentir o alongamento na região anterior do punho.

ALONGAMENTO DOS EXTENSORES DO ANTEBRAÇO E PUNHO

Estenda um braço a frente e com a palma da mão virada para baixo. Com a outra mão pressione suavemente o dorso da mão para baixo até sentir o alongamento do antebraço e punho.

ALONGAMENTO DAS COSTAS

Sentado em uma cadeira com os pés apoiados no chão. Curve-se lentamente para frente e para baixo. Relaxe bem os ombros braços cabeça e costas. Fique na posição por 15 a 30 segundos para relaxar.

 

Esta matéria foi produzida no site ativo.com

 

Deixe uma resposta