Goji Berry Emagrece?

0
74
 O que é goji berry?

Atualmente muito tem se falado nesta frutinha já bastante famosa entre os orientais. Ela é cultivada há mais de 600 anos e é utilizada para uma série de finalidades na medicina tradicional chinesa. A goji berry é originária do sul da Ásia especialmente de países como o Tibete a China e a Índia e no Brasil ela é encontrada geralmente em pó ou na forma desidratada. O kilo da fruta chega a custar até mesmo R$20000 por aqui sendo que tem muita gente já querendo começar a plantar no quintal.

O sucesso do goji berry se deu principalmente pela promessa de efeito emagrecedor. Dizem que ela possui entre outras coisas capacidade de rejuvenescer energizar e emagrecer no entanto é preciso cautela com o consumo excessivo da mesma. A goji berry é uma fruta um tanto quanto calórica na realidade apesar de rica em fibras. Portanto ela dá uma sensação de saciedade e evita que o indivíduo coma muito mas para isso é preciso comer bastante dela.

Goji berry para emagrecer

Não há unanimidade ainda com relação aos efeitos emagrecedores da goji berry. Esta frutinha é sim bastante poderosa em outros quesitos sobre os quais falaremos mais abaixo. Entretanto o seu poder emagrecer ainda permanece em discussão.

O que acontece é que como dissemos a fruta é bastante calórica ainda mais na forma desidratada como é geralmente encontrada no Brasil. Cada 100 g de goji berry desidratada por exemplo chega a ter até mesmo 256kcal. A fruta é rica em fibras e dá uma sensação de saciedade evitando que a pessoa coma muito. No entanto é preciso comer bastante da fruta para alcançar este efeito.

Especialistas aconselham comer goji berry com parcimônia. Além disto os efeitos não são instantâneos e nem existem milagres caso contrário todos ficariam o dia inteiro comendo goji berry. O ideal é manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos para emagrecer.

goji-berry4

Benefícios da goji berry

Apesar de ainda não haver um consenso com relação ao efeito emagrecedor da goji berry outros benefícios já são comprovados. Por exemplo esta frutinha é excepcionalmente rica em vitamina C tendo até mesmo mais de 50 vezes a quantidade de vitamina presente na laranja. Na China é um hábito antigo tomar chá de goji berry para aumentar a imunidade e evitar gripes e resfriados.

Outro benefício do consumo desta fruta é o combate a doenças como cânceres diabetes e aterosclerose. Isto porque ela possui um alto poder antioxidante atuando nos compostos formados pelos produtos de oxigênio e reduzindo os danos provocados ao DNA. Além disto a goji berry é eficiente também no combate à doenças cardiovasculares sendo que voluntários que consumiram porções moderadas da fruta por 8 semanas tiveram considerável melhora na função plaquetária.

Composição da goji berry

Quando entendemos a composição dos alimentos é possível reconhecer ainda mais benefícios no consumo dos mesmos. A goji berry por exemplo é composta entre outras coisas de flavonóides luteína zeaxantina vitamina A betacaroteno vitamina C zinco selênio vitaminas do complexo B beta-sitosterol aminoácidos e polissacarídeos. Sabe o que isto significa?

goji-berryOs flavonóides por exemplo são antioxidantes e ajudam no combate ao envelhecimento assim como no combate ao câncer e à diabetes. A luteína a zeaxantina a vitamina A e o betacaroteno protegem os olhos e reduzem o risco de doenças de pele. A vitamina C é grande conhecida e além de aumentar a imunidade reduz a formação de radicais livres e ainda melhora o funcionamento da flora intestinal.

O zinco o selênio e as vitaminas do complexo B entre outras coisas favorecem a imunidade e atuam no equilíbrio hormonal já o beta-sitosterol reduz o colesterol e o cortisol assim como possui ação antiinflamatória. Os aminoácidos influenciam na produção dos hormônios de crescimento melhoram a saúde do fígado fortalecem os músculos aumentam a imunidade e favorecem o bom humor. Por fim os polissacarídeos diminuem o colesterol e a glicose presentes na corrente sanguínea.

Consuma moderadamente

Dando uma olhada na composição do goji berry já dá para ver que a o consumo da fruta traz uma série de benefícios. Entretanto assim como tudo na vida o seu consumo também requer moderação. O excesso de goji berry pode por exemplo fazer com que o indivíduo deixe de comer outras coisas importantes para o organismo.

É fundamental lembrar que os alimentos se ajudam e que sozinhos eles fazem pouca coisa. É preciso estabelecer o hábito de manter uma alimentação saudável e balanceada sempre. O tomate por exemplo é também um super alimento pois possui licopeno substância que reduz o risco de cânceres. A quinoa é outro pela atuação contra os sintomas da TPM assim como o mirtilo que protege o cérebro e melhora a memória. Enfim viva uma vida saudável coma muitas frutas e beba sempre bastante água. Com moderação e atitudes corretas é possível viver bem melhor e claro emagrecer.

Compartilhar
Artigo anteriorDicas para quem tem ácido úrico
Próximo artigoAbscesso

Deixe uma resposta