Grávida pode fazer clareamento dental?

    0
    95

    Dúvidas durante a gravidez

    É muito comum surgirem dúvidas durante a gravidez. O período é delicado e único para cada mulher sendo que a grande maioria não está ainda acostumada com a condição. A mulher tende a ficar preocupada e quer dar o seu melhor para que o bebê nasça o mais saudável possível.

    Como a condição faz parte de um momento único é muito comum surgirem dúvidas. A mulher precisa saber o que ela pode ou não fazer durante a gestação para não interferir negativamente na saúde do bebê. Quando estas dúvidas surgirem o ginecologista será a pessoa mais adequada para dar orientações. Portanto não hesite em pedir ajuda para ele. Conversar com parentes e amigos é também uma boa opção visto que uma mulher que já passou por alguma gestação pode dar várias dicas à outra.

    As dúvidas mais frequentes são as relacionadas ao corpo por exemplo se é permitido fazer depilação tingir os cabelos fazer alisamento ou clarear os dentes. Neste artigo vamos falar um pouco sobre as dúvidas relacionadas ao clareamento dental.

    A grávida e a saúde bucal

    Durante a gestação a mulher fica com o organismo mais vulnerável sendo que com a boca não é diferente. Isto porque o corpo passa a produzir alguns hormônios específicos que facilitam inflamações na gengiva especialmente se a mulher já for mais propensa a tanto. Sangramentos e infecções na gengiva tornam-se também problemas mais recorrentes.

    É necessário portanto ter atenção redobrada neste período. Fazer uso de fio dental e de bochecho é importantíssimo assim como escovar os dentes logo após cada refeição. Caso haja necessidade de ir ao dentista informe-o sobre a gravidez para que ele use as medicações de acordo com o necessário.grávida clareamento dental

    Grávida pode fazer clareamento dental?

    Infelizmente ainda não há um consenso sobre o assunto. O clareamento dental faz uso de produtos químicos ou de lasers para ter efeito e ninguém ainda conseguiu provar nem que faz mal nem que faz bem ao bebê.

    As substâncias ativas usadas no clareamento dental caseiro ou a laser os peróxidos levam a um processo de oxidação dos dentes. Esta oxidação pode ser prejudicial às células e aos tecidos no entanto não se sabe ainda se isso seria prejudicial ao bebê em desenvolvimento.

    Suspeita-se que até mesmo a microabrasão outro procedimento de clareamento dental possa provocar danos ao bebê já que a técnica faz uso de ácidos para conseguir remover manchas. Como não há um consenso o mais indicado é evitar estes procedimentos durante a gravidez.

    Clareamento com alimentos

    Apesar de a grávida não estar liberada para nenhum procedimento químico ou a laser de clareamento dental ela não precisa ficar com os dentes manchados ou escuros por toda a gravidez. Existem alternativas mais orgânicas e menos agressivas do que estas disponíveis no mercado além disto prevenir é melhor do que remediar sendo que dá pra tomar uma série de atitudes no sentido de evitar um escurecimento nos dentes.

    O morango por exemplo contém altos índices de ácido málico uma espécie de adstringente natural que auxilia na remoção de manchas e no clareamento dos dentes. Além disto ele é rico em vitamina C que é ótima para evitar o acúmulo de placas. Outro alimento eficiente neste sentido é o espinafre que aumenta o fluxo salivar e promove uma limpeza nos dentes de forma natural. Os queijos são também bons para quem quer clarear os dentes especialmente os mais duros como o parmesão pois existe uma proteína na grande maioria deles que ajuda na reparação do esmalte. Outros alimentos que promovem dentes limpos fortes e brancos são o pepino a maçã o iogurte o leite o salmão e a pêra por exemplo.

    Dicas para ter dentes brancos

    Além de apostar na ingestão destes alimentos as mulheres grávidas que não podem recorrer às técnicas de clareamento dental podem seguir algumas dicas no sentido de evitar o escurecimento dental.

    O café os refrigerantes de cola e alguns chás tingem consideravelmente os dentes e devem ser evitados. A beterraba a cereja e a uva são frutas que também acabam promovendo um tingimento nos dentes assim como o açaí.

    Além de evitar o consumo destes alimentos e bebidas é muito importante cuidar da saúde bucal por exemplo escovando os dentes sempre após cada refeição. Fazer bochechos e passar o fio dental é também fundamental. Depois de uma xícara de café ou de chá preto não deixe de escovar os dentes pois estes são os maiores vilões nesta história.

    O cigarro também leva a um escurecimento assim como a uma série de outros transtornos mas isto não é um problema para a gestante já que ela está proibida de passar perto de cigarros. O vinho tinto também atua neste sentido no entanto ele está da mesma forma que o cigarro proibidíssimo para a gestante.

    Deixe uma resposta