Grávida pode usar salto?

    0
    46

    Dúvidas durante a gravidez

    É muito comum surgir uma série de dúvidas durante a gravidez. Isto porque a mulher não sabe ao certo o que pode ou não fazer e tem medo de prejudicar o bebê em desenvolvimento. A atitude mais correta nesta hora é tirar todas as dúvidas aos poucos e nunca fazer nada ao seu corpo sem antes perguntar ao médico.

    Algumas dúvidas são comuns a todas as mulheres como se é permitido fazer depilação clareamento dental andar a cavalo de bicicleta dirigir automóveis tomar banho de banheira entre outras. Não hesite em ligar para um médico e perguntar tudo o que deseja saber. Geralmente o ginecologista está bastante acostumado com ligações a toda hora. Perguntar a amigos e a familiares também pode ajudar sendo que uma mulher que já ficou grávida um dia pode passar dicas para outras.

    O bom desenvolvimento do bebê está totalmente relacionado à saúde da mãe. Por isto as dúvidas surgem e por isto elas devem ser sanadas. Neste texto vamos falar sobre uma das dúvidas mais recorrentes entre as grávidas: afinal mulher grávida pode usar salto?

    A grávida e o salto alto

    Usar salto alto é um hábito bem comum entre mulheres especialmente às que trabalham fora. Durante a gestação no entanto não há como negar que a situação fica um pouco mais difícil já que aquele barrigão desloca o ponto de equilíbrio do corpo.

    Além de deslocar o ponto de equilíbrio o uso de salto alto piora ainda mais uma situação bem comum durante a gestação: inchaço nos pés e nas pernas. Isto acontece com a mulher grávida pois para que o feto se desenvolva é preciso ter mais sangue circulando. O aumento da quantidade de sangue e de líquidos de uma forma geral leva a um esgotamento do sistema circulatório que em determinado momento entra em colapso dando origem ao inchaço.

    Outra causa do inchaço nos pés e pernas é o crescimento do útero visto que ele acompanha o desenvolvimento do bebê. Com isto o útero acaba comprimindo alguns vasinhos na região pélvica dificultando a circulação e promovendo o mesmo problema.

    Mulher grávida pode usar salto?

    O tema é polêmico e não há unanimidade no assunto. Alguns especialistas afirmam que não há problemas em usar salto alto até o terceiro trimestre da gestação. Enquanto outros afirmam que o risco de torcer o pé cair e de desenvolver um problema na coluna é muito grande portanto os saltos deveriam ficar guardados até o bebê nascer.gravida pode usar salto alto

    Na verdade é mais uma questão de conforto pois realmente parece muito difícil ficar equilibrada em cima de um salto alto com aquele barrigão para frente. A pressão na coluna deve ser grande e causar desconforto assim como nos pés já que estarão mais inchados do que o normal devido à insuficiência do sistema circulatório.

    Além disto a mulher precisa ter cuidado para não torcer o pé e cair pois poderia trazer uma série de problemas ao bebê em desenvolvimento. No entanto o uso de salto alto em si não está totalmente vetado já que com cuidado no caminhar a mulher não afeta de forma alguma o bebê.

    Salto alto e a saúde da grávida

    Durante a gestação ocorre uma série de mudanças no corpo da mulher. Ele passa por exemplo a produzir determinados hormônios em maior quantidade como a relaxina o estrogênio e a progesterona. As taxas altas destes hormônios deixam os ligamentos mais frouxos do que o normal sendo que eles são os responsáveis pelo sustentar das articulações. Com as articulações frágeis há uma maior probabilidade de haver torções e quedas por isto as grávidas necessitam ter atenção ao andar.

    O uso de salto alto deixa a mulher ainda mais suscetível a torções por isto deve ser evitado. Além disto a barrigona das mulheres grávidas desloca o peso pra frente modificando o ponto de equilíbrio o que piora quando a grávida está usando salto. Para manter o equilíbrio a mulher tende a jogar o corpo para traz podendo gerar uma hiperlordose lombar.

    O que fazer?

    O ideal é fazer uso de saltos com até 3 cm de altura especialmente aqueles com salto quadrado. Sapatos que fecham atrás dão mais estabilidade e devem ser escolhidos em detrimentos dos outros.

    Caso haja necessidade de usar um salto alto como em uma festa ou ocasião especial coloque-o somente na hora que for preciso. Deixe um tênis ou um chinelo confortável na bolsa e faça o revezamento de forma a não prejudicar a coluna e de não se machucar.

    Os pés e as pernas tendem a ficar bastante inchados neste período piorando ainda mais a situação quando do uso de salto alto. Para diminuir o inchaço é aconselhável adquirir o hábito de comer menos sal por exemplo. Além disto o uso de meia calça compressiva pode ser bem efetivo neste sentido.

    Deixe uma resposta