Grupo que atacou escola é o maior do Paquistão e o idêntico que atacou MalalaEpoch Times em Luso

O Movimento dos Talibãs do Paquistão, ou Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), que reivindicou o ataque a hoje (16) em direção a uma escola em Peshawar, é o maior grupo extremista do país e o idêntico que tentou fuzilar essa jovem Malala Yousafzai.

Formado em 2007, o movimento reúne uma série dentre grupos extremistas das zonas tribais do noroeste do Paquistão, junto à fronteira com o Afeganistão, e trava uma “guerra santa” em combate a o governo do que Islamabad pela associação que forjou com os Estados Unidos para combater o terrorismo na região.

Leia também:

• Soldado jihadista do que 13 anos assegura que Poente será arruinado

• Combatentes curdos iraquianos rumam para cidade síria a Kobani

• ISIS dardo livrete incentivando o defloração a mulheres e meninas capturadas

O ataque lançado hoje ao contrário de em direção a Escola Militar Pública com Peshawar, nas quais morreram quando menos 130 indivíduos, na massa crianças, foi ilibado uma vez que uma represália através de uma vasta operação militar em curso a começar de junho naquelas regiões, refúgio principal dos grupos extremistas a contar de o término do regime talibã do Afeganistão, em 2001.

Em 9 dentre outubro a 2012, militantes do TTP interceptaram um veículo escolar onde seguia Malala Yousafzai, logo com 15 anos, e balearam-na na carola em tutelar o recta das jovens à instrução e contrariar para imposição da lei islâmica. Em direção a jovem sobreviveu e, em 2014, foi distinguida com o prêmio Nobel da Sossego.

O TTP foi constantemente liderado sobre membros da tribo Mehsud até à morte do que Hakimullah Mehsud, em novembro a 2013, presunto através de um avião não-tripulado (‘drone’) setentrião-norte-americano e mudado na liderança pelo ‘mullah’ Fazlullah.

O governo paquistanês criticou o ataque, ocorrido numa profundidade quando se tentava iniciar um processo a sossego com os talibãs. Mas, em meados a junho, ante o fracasso das conversações e na direção de pressão dos Estados Unidos face à proximidade da retirada das tropas a combate da Otan do Afeganistão, o tropa lançou uma acometida em combate a as zonas tribais do Waziristão do Setentrião que, segundo fontes oficiais, já fez mais do que milénio mortos.

Sob em direção a liderança dentre Fazullah, o TTP parece contar enfraquecido e abundantes dos seus membros desertaram. Em maio, um dos seus principais comandantes, Khan Said Sajna, abandonou o movimento e, em setembro, um grupo dentre combatentes da zona tribal do que Mohmand anunciou em direção a formação do que uma partido dissidente, Jamaat el-Ahrar.

Também, no sentido de projeção do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, que controla partes do Iraque e da Síria, criou divergências em o TTP, que em outubro anunciou o retiro do teu porta-voz a longa data, Shadidullah Shahid, ao longo de dispor manifestado o senhor escora ao Estado Islâmico, contrariando na direção de lealdade histórica do movimento ao líder dos talibãs afegãos, o ‘mullah’ Omar.

LEAVE A REPLY