Hanseníase

    0
    201

    O que é Hanseníase?

    Existem algumas doenças que já são bastante conhecidas em todo mundo algumas doenças são simples e podem ser curadas com alguns tratamentos específicos já outras são preocupantes pois nem sempre é possível escapar sem nenhum tipo de sequela. A hanseníase é uma dessas doenças preocupantes considerada uma das doenças mais antigas reconhecidas pela medicina porém começou a ter esse nome somente no ano de 1976 nome que tem vinculo referente ao parasita causador da doença o bacilo de Hansen. Como dito acima o causador da doença é um parasita ataca a pele os nervos periféricos mas também pode afetar alguns órgãos como no caso do fígado testículos olhos e vários outros órgãos que fica a merce dessa doença.

    Apesar de ser uma doença que chama muito a atenção muitas pessoas afirmam que é hereditária mas na realidade a hanseníase não é hereditária. Seus principais sintomas é são inchaços manchas na pele e fraqueza muscular lembrando que na maioria dos casos esses inchaços são dormentes ou seja a pessoa não sente nada ao apertar a pele nessa região. Algumas pessoas também sentem dores nas articulações o que também pode ser um sintoma da hanseníase por isso tome cuidado caso esteja sentindo alguns desses sintomas.

    Hanseníase

    Problemas causados pelo avanço da doença

    O avanço da doença pode trazer alguns problemas irrecuperáveis para uma pessoa por isso os profissionais especializados afirmam que o tratamento da hanseníase deve ser imediato pois caso a pessoa deixe evoluir rapidamente pode acabar com seu sistema nervoso. O avanço da doença causa o comprometimento dos nervos como no caso das mãos que começam a perder um pouco de seus movimentos além disso o número de manchas aumenta fazendo com que determinadas regiões fiquem adormecidas e perca sua sensibilidade o que também aumenta o risco de acidentes sendo um fator que pode gerar alguns problemas a sua pele.

    O diagnóstico é feito através de testes físicos e também de toque em regiões que estão sendo afetadas pelo problema alguns exames laboratoriais também são feitos com a finalidade de oferecer maior qualidade em relação a detalhes e informações. Mesmo não sendo uma doença hereditária a hanseníase pode ser transmitida através da respiração sendo um fator preocupante pois muita das vezes as pessoas não sabem que estão sofrendo com esse problema e justamente por isso transmitem. Lembrando que somente pessoas que não procuram tratamento que são capazes de transmitir a hanseníase pela respiração pessoas que já estão em tratamento não têm essa capacidade.

    Segundo especialistas 95% dos parasitas são eliminados logo na primeira dose do tratamento os profissionais garantem que o tratamento é muito eficaz porém mesmo assim muitas pessoas acabam não procurando tratamento isso acontece porque algumas pessoas não conseguem detectar a doença acreditam que é apenas um sintoma passageiro mas na realidade pode ser a hanseníase. Seguindo o tratamento corretamente o paciente pode ser totalmente curado desde que siga todo o tratamento corretamente. Lembrando que os medicamentos para o tratamento são oferecidos de forma gratuita através da rede pública de saúde os profissionais também irão lhe acompanhar durante todo o tratamento porém deve ser feito todos os exames caso contrário você poderá ter alguns problemas.

    hanseniase-sintomas

    Informações importantes

    Muitas pessoas acreditam que a para o tratamento da hanseníase é necessário ficar isolado mas como dito acima logo na primeira dose dos medicamentos já é eliminado praticamente 95% dos parasitas nesse caso não é possível transmitir hanseníase pela respiração. Além disso os profissionais afirmam que o isolamento pode diminuir a eficácia do tratamento por isso antes de pensar em se isolar saiba que a visita de parentes e amigos pode ser uma ótima forma de aumentar e potencializar o seu tratamento diminuindo o período de recuperação.

    Durante o período de tratamento a pessoa pode fazer tudo o que faz normalmente sem nenhum tipo de restrição porém alguns efeitos colaterais causados pelos medicamentos não são descartados nesse caso é necessário ter um acompanhamento médico para que os problemas não se torne uma preocupação. No demais é somente tomar bastante cuidado com seu tratamento visando dessa forma não gerar problemas para sua própria saúde tome as devidas precauções para que seu tratamento seja eficaz.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here