Hepatite B

0
66
O que é a hepatite B?

Esta é uma enfermidade provocada pelo vírus VHB que possui predileção por atacar hepatócitos ou seja células presentes no fígado. A agressão pode ser direta pelo próprio vírus ou pode ser indireta através de células do sistema responsável pela defesa do corpo humano. Quando isto ocorre é devido à tentativa das mesmas de combater a infecção levando a um processo inflamatório.

O agente causador da hepatite B consegue sobreviver fora do nosso organismo de forma ativa por diversos dias. Geralmente o período de incubação da doença demora por volta de 1 a 4 meses. Um indivíduo infectado é capaz de desenvolver diferentes tipos de hepatite B sendo eles a hepatite crônica a aguda ambas ou a fulminante um tipo raro e fatal da doença.

A transmissão do vírus é simples e se dá através da saliva do sêmen do sangue e de secreções vaginais do indivíduo infectado. O contágio também pode ocorrer via perinatal ou seja da mãe para o feto durante a gravidez ou na hora do parto. A prática de atividades sexuais sem proteção deixa a pessoa vulnerável a contrair esta e outras doenças. O uso de drogas injetáveis e transfusões de sangue também.

Sintomas da hepatite B

Pode-se dizer que de um modo geral os principais sintomas da hepatite B são:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Falta de fome;
  • Febre;
  • Mal estar generalizado;
  • Cansaço;
  • Dores abdominais;
  • Urina escura;
  • Icterícia;
  • Fezes com coloração clara.

Estes sinais são bastante parecidos com os da hepatite A no entanto a enfermidade é perigosa e de evolução lenta. Muitas vezes uma pessoa passa anos sem saber da existência da hepatite e quando o diagnóstico é dado ela já pode estar com insuficiência hepática com o baço aumentado com líquido na cavidade abdominal com distúrbio de comportamento de atenção entre outras coisas. Além disto um indivíduo que não sabe que está doente acaba transmitindo a enfermidade para outras pessoas. O diagnóstico precoce é fundamental por isto não devemos deixar de consultar um médico com frequência e de realizar exames de rotina.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da hepatite B é feito basicamente por meio de exames físicos e de sangue. Em certas situações pode ser necessário realizar uma biópsia do fígado para ter mais precisão.

Na grande maioria das vezes a doença é tratada com o alívio dos sintomas e o afastamento de riscos de complicação. O paciente deve moderar a prática de atividades físicas e alguns medicamentos costumam ser prescritos para inibir a multiplicação do vírus.

A melhor maneira de ficar longe da hepatite B é tomando as doses da vacina contra a doença. Todos os recém-nascidos pessoas com vida sexual ativa pessoas que necessitam de transfusão de sangue ou que trabalham com pacientes doentes precisam tomar as doses. Usuários de drogas portadores de HIV e doadores de órgãos sólidos também assim como indivíduos submetidos à hemodiálise ou vítimas de abuso sexual. A primeira dose é dada e em 30 dias vem a segunda. A terceira deve ser tomada 6 meses depois da primeira.

Compartilhar
Artigo anteriorFrieira
Próximo artigoDieta DUKAN

Deixe uma resposta