Hérnia Umbilical

    0
    194

    O que é Hérnia Umbilical?

    A hérnia umbilical refere-se a uma cicatriz no tecido do umbigo que pode aparecer assim que a criança nasce ou também pode se desenvolver ao longo da vida. Em alguns casos forma-se um caroço no umbigo.

    Se o problema for diagnosticado após o nascimento as chances de redução de tamanho ou até mesmo de desaparecimento são maiores.

    Em adultos a hérnia umbilical geralmente cresce e o a melhor forma de tratar é com cirurgia.

    Quando ocorre a hérnia umbilical acontece a passagem de gordura pela cavidade no abdômen e a doença pode afetar tanto como quanto mulheres mas há uma frequência de mulheres após a gestação sofrerem com o problema.

    Existem outros tipos de hérnia que podem afetar o paciente:

    • Hérnia inguinal: Que afeta a região da virilha;
    • Hérnia femurais: O paciente que tem esse problema sofre na região da coxa;
    • Hérnia epigástrica: Esse tipo de hérnia afeta entre a região umbilical e o tórax.

    Para os casos em que o problema aparece no recém-nascido os números apresentam cinco crianças a cada cem que apresentam o problema logo após o nascimento.

    hernia umbilical

    Como se adquire

    Não existe uma definição para sofrer com o problema mas em alguns casos há histórico familiar do paciente.

    O problema acontece quando o músculo que está próximo ao redor do umbigo e não é completamente fechado e pode acontecer em qualquer idade pelo motivo da não cicatrização isso quando recém nascido.

    Já para os casos que acontecem na fase adulta um dos motivos que causam a doença é o esforço repetido na região abdominal que pode causar o caroço no local.

    O problema pode aparecer e não apresenta dor ou desconforto. Nos casos em que o caroço não volta mais para dentro do umbigo há uma situação de risco e obstrução do intestino.

    Alguns casos mostram a aparição do problema após procedimentos cirúrgicos como um parto inclusive. A região que foi cortada fica frágil e se não houver tratamento adequado na ocasião pode causar problemas de hérnia futuramente.

    Sintomas

    hernia umbilical sintomasAlém do sintoma visível que é o próprio caroço quem sofre de hérnia umbilical sente desconforto e dor na região do umbigo.

    Se o paciente precisar carregar peso e também houver a necessidade de levantar peso ou até mesmo em situações simples do dia a dia como se levantar da cama ou do sofá podem fazer com o paciente sinta mais dor e desconforto.

    Além das dores é possível que a pessoa tenha a sensação de abdômen estufado e vômitos isso mostra o agravamento da doença e é necessário que o procedimento cirúrgico seja realizado o mais rápido possível.

    Como é feito o diagnóstico

    Além do sintoma visível que é o caroço exames clínicos também são realizados. Em alguns casos imagens de imagem também podem ser aliados para diagnosticar com precisão o problema. A tomografia computadorizada é um dos exames que podem contribuir para identificar a hérnia.

    Em alguns casos quando considerados graves o ultrassom pode ser necessário no processo de investigação da doença para haver o diagnóstico.

    Como é feito o tratamento

    O tratamento varia de acordo com cada situação. Em casos em que a hérnia não teve muito crescimento pode ser realizado o procedimento de sutura com pontos e o processo é realizado com anestesia e não há necessidade do paciente ficar internado em hospital.

    Já para casos onde o problema está em proporções maiores é necessário a remoção do caroço com o processo cirúrgico. Neste caso o paciente também não passa muitos dias no hospital o processo é realizado em apenas duas ou três horas e a recuperação é simples. No início o paciente deve evitar esforços para manter os pontos o corte ser completamente fechado.

    Como prevenir

    Excesso de peso é um problema que pode acarretar o paciente a ter hérnia umbilical nesta situação é importante que o paciente emagreça pois também ajuda em outros pontos da saúde.

    No dia a dia fazer movimentos corretos para se levantar e outras posições que causem esforços na região do abdômen.

    Sempre que sentir vontade de ir ao banheiro para urinar evite esperar muito tempo isso também faz mal á saúde e pode contribuir com o problema.

    umbilical hernia

    Trabalho braçal que force a região onde a doença se aloca também pode ser um aliado para o desenvolvimento da doença. Neste caso muitas vezes pode haver a necessidade de mudança na rotina do paciente principalmente se esse for o trabalho do dia a dia do paciente neste caso é importante procurar um médico que possa orientar exercícios que posições que o paciente possa alterar para não desenvolver a doença.

    É importante que o paciente saiba que todo tipo de esforço físico pode causar prejuízos à hérnia pois o abdômen fica enfraquecido. As principais atividades que causam danos ao problema são levantamento de peso e exercícios que envolvam a região abdominal.

    SHARE
    Previous articleMiopatia Nemalínica
    Next articleMixedema

    LEAVE A REPLY