Infarto e idade

0
279

Muitas pessoas acreditam que sua tenra idade é uma garantia de proteção absoluta contra ataques cardíacos . Na realidade, eles não sabem que os hábitos alimentares e o estilo de vida influenciaram fortemente, desde a infância , o risco de sofrer um infarto do miocárdio .

Um estudo de biópsia de 300 soldados americanos que morreram na Guerra da Coréia (1950-1953) mostrou que 77,3% dos corações examinados tinham alguma evidência de aterosclerose . No entanto, eles eram soldados muito jovens, uma vez que a idade média da amostra era de apenas 22,1 anos.

Em 2010, um estudo 1 mostrou que crianças obesas (6-19 anos) tinham uma EIMC semelhante à de adultos de 45 anos de idade.

CIMT significa espessura íntima da artéria carótida . Também conhecido como TMI (espessura intima-media), este teste mede a espessura das carenagens internas e meios da carótida . Em outras palavras, detecta a espessura das duas camadas mais internas da parede da carótida, através dos ultrassons . Vários estudos demonstraram que o aumento do IMT carotídeo aumenta significativamente o risco de eventos cerebrais e cardiovasculares , doenças cardíacas isquêmicas , ataques cardíacos e derrames .

1 Le, J., Zhang, D., Menees, S., Chen, J., Raghuveer, G. (2010). “Idade vascular” é avançada em crianças com fatores de risco promotores da aterosclerose. Circ Cardiovasc Imaging, (3) 8-14.