José Rubens D’Elia: o poder feminino no esporte

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    Por muito tempo as mulheres sofreram discriminação na prática de esportes. Hoje elas incorporaram várias modalidades que muitos pensavam que nunca teriam a presença feminina. A maior preocupação das mulheres quanto à saúde e sua qualidade de vida também influenciaram o crescimento deste índice.

    No último domingo dia 14 tive a honra de comentar o Circuito Radical no Verão Espetacular da TVGlobo. A grande novidade desta 2ª edição foi a presença do feminino no revezamento.

    Elas abriram o Circuito com corrida cross country e deram um show. Isso mostra que a mulher está presente no esporte e é cada vez mais importante investir no feminino já que em quase todo o mundo essa prática começou muito tarde. Quem investir mais e da melhor maneira tem grandes chances de buscar medalhas nas Olimpíadas e outras grandes competições.

    Uma prova do avanço feminino ao longo dos anos foram as Olimpíadas de Pequim. A presença vitoriosa das mulheres superou as expectativas dos brasileiros e do mundo. De fato além dos ouros do vôlei e do salto as atletas brasileiras ganharam mais medalhas inéditas no judô na vela e no tae kwon do. A delegação feminina também foi recorde em Pequim – dos 277 atletas 132 eram mulheres.

    O treinamento delas

    O único fator que pode desfavorecer a mulher no treinamento é o ciclo menstrual no entanto a disciplina e o instinto de superação das mulheres são fatores valiosos dentro das competições.

    A frase da campeã Andrea Celeste no Circuito Radical para o Globoesporte.com mostrou a realidade dessas características ela estava se recuperando de uma séria lesão: “Eu não sei se eu poderia fazer todo esse esforço. Mas quando você está competindo em equipe você acaba esquecendo de tudo isso” – explicou a líder.

    A preparação física para mulheres é muito parecida com a dos homens mas com uma intensidade menor.

    Os treinos se baseiam em:
    • Resistência através de rodagem
    • Velocidade com treinos intervalados e tiros
    • Musculação para evitar lesões e fortalecer as pernas.

    Bons treinos!

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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