Lições em relação a ser um bom vizinho

0
27

Na cultura chinesa, ser piedoso com os demais fase um princípio obrigatório da vida em sociedade e as relações do que amizade estabeleciam as fundações da justiça social.

Na direção de vida em sociedade requer que as população interajam umas com as outras. Para cultura tradicional chinesa põe ênfase na virtude e na moral em consideração às relações interpessoais, incluindo as relações entre vizinhos. Número reduzido de provérbios antigos dizem: “Um dos grandes tesouros dentre um país é fruir seres virtuosas que são bondosas com seus vizinhos”, “Tentar acolitar o Tao, ajudar os que enfrentam dificuldades e possuir condolência com os vizinhos, certamente trará felicidade.”

Há muitas histórias a respeito de seres nobres, bondosas e tolerantes ajudando os demais. Autor escoltar algumas crônicas essa reverência:

Tao Yuanming escolhe sobreviver no interior de sul a Sr. povoado

Tao Yuanming (365-427) quadra um célebre poeta durante na direção de Linhagem Jin. Escreveu num poema: “Pensei em me instalar sobre sul do povoado não porque gostasse mais das casas dali, mas sim porque escutei que ali havia indivíduos com corações puros e quis passar o tempo com elas.” Assim, ele escolheu permanecer em cima de sul do povoado porque gostava dos corações puros e simples dos aldeões que moravam ali.

Tal, Tao Yuanming tempo uma pessoa desde coração simples. Ele cultivava essa terreno diariamente e escrevia poemas para expressar suas aspirações. Ele se contentava com um estilo desde vida simples e sóbrio e apreciava subsistir do que conciliação com o Tao.

Ele descreveu sua amizade com seus vizinhos num poema: “Nos reunimos amiúde e todo um expressa seus pontos do que vista ensejo e francamente. Quando um com nós descobre um item maravilhoso, nós o lemos juntos, quando alguém tem perguntas ou dúvidas, discutimos juntos.” Os vizinhos ajudavam-se mutuamente e tinham uma relação harmoniosa, o que formou um envolvente proveitoso ajudando para substanciar seus valores morais e na direção de colaboração entre eles.

Sima Hui entrega Sr. porco

Sima Hui da Família Han do Ocidente idade um letrado famoso. Um dia, sô vizinho perdeu um porco. O roupa quadra que o porco com Sima Hui idade vário aproximado com o porco a senhor vizinho. O vizinho pensou sem razão que o porco com Sima Hui fase o teu. Sima Hui não discutiu com ele e disse simplesmente: “Se é o sô portanto ligeiro-o.”

Pequeno número de dias depois, o vizinho encontrou senhor porco sumido. Ele sentiu-se envergonhado e devolveu o porco a Sima Hui. Nascente último lhe consolou dizendo que idade geral cometer tais erros entre vizinhos. Aliás, Sima Hui lhe agradeceu ao longo de desfrutar se mostrado compreensivo e em estar disposto com destino a emendar teu erro, o que comoveu senhor vizinho. Mais inoportunamente as indivíduos chamaram Sima Hui a “O Sr. Espelho a Chuva” em referência ao respectivo caráter puro e reto.

Zi Rudao estação caridoso com seus vizinhos

Zi Rudao da Família Yuan vivia na região com Qihe na região com Shandong. Ele estava constantemente feliz a fazer coisas boas e quadra publicado entre sua gentileza. Um companheiro do que Zi Rudao e pequeno número de outrem aldeões eram tão pobres que não tinham o suficiente para sobreviver. Zi Rudao deu para qualquer um deles um terreno agrícola e assim eles puderam alugar para terreno para os camponeses e lucrar algo desde verba. Um ano depois, quando uma peste se propagou, dizia-se que havia uma variedade com melão que curava com destino a doença ajudando para suar diverso. Zi Rudao comprou diversos desses melões além desde restantes vitualhas e arriscou-se em direção a contrair na direção de peste indo a porta em porta partilhar os itens na região contaminada. Desta forma, ele salvou muitas população.

Ocasionalmente, ele dava farinha e vagens dentre sô kaoliang (sorgo chinês) aos necessitados na primavera. Ele permitia que eles devolvessem o verba posteriormente as colheitas e sem interesse. Se as colheitas eram poucas e as raça não tinham o suficiente para lhe entregar o empréstimo, Zi Rudao queimava o recibo. Ele dizia amiúde em direção a sua família: “Amontoar cereais é preparar-se para essa penúria futura. Porém, se temos um ano dentre más colheitas, temos dentre ajudar nossos vizinhos menos afortunados.”

Yang Zhu vende senhor idiota

Yang Zhu da Estirpe Ming (1368-1644) período o encarregado da Tábua dentre Ritos. Ele passeava em teu ignorante na golpe real ou onde ou que fosse. Ele gostava numeroso desde respectivo inepto e, qualquer dia que voltava da golpe, ele alimentava e cuidava muito dele.

O vizinho dentre Yang Zhu fase um varão a idade que teve um fruto com sua esposa com quase 60 anos. O par estava feliz, porque não tinham arrumado possuir um fruto até terem idade avançada. Entretanto, o bebê chorava sem estagnar toda vez que escutava o ornejo do idiota, o que incomodava bastante com destino a família. O vizinho não se atrevia no sentido de expor zero para Yang Zhu, porque ele fase um assalariado com elevado escalão. Entretanto, uma vez que o menino se assustava tanto e não podia manducar muito, o vizinho decidiu falar com Yang Zhu para comentar com relação a o problema. Yang Zhu vendeu imediatamente o estúpido sem titubear. A partir de logo, quando ia no sentido de namoro real ou para outro sítio, ele ia caminhando.

Antigos ditados chineses dizem: “Uma pessoa é declaração tão somente se Sr. duende é bom”, “Tenha boas relações com seus vizinhos” e “Uma pessoa é virtuosa apenas se qualquer uma dentre suas palavras for dita e todo um desde seus atos forem feitos para o muito dos mais.” Estas frases falam em relação a possuir retidão porquê critério para julgar as coisas. Temos a ser estritos consigo mesmos e tolerantes com os demais. Devemos possuir um coração do que indulgência e do que simpatia e fruir essa vontade a dar atenção, oferecer nossa ajuda e dispor consideração pelos mais porquê se estivéssemos na mesma situação que para pessoa.

Melhorar os valores morais individuais é um meio dentre levar os demais com finalidade de sejam bons. Fazendo assim, nossa sociedade será harmoniosa, enxurrada desde relações interpessoais desde amizade, o que é uma instalação sólida para no sentido de justiça social.

Oriente item pertence em direção a série “Histórias da antiga Cabocla”; para ler mais artigos da série, clique cá.

Deixe uma resposta