Linhaça

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Propriedades vitaminas e os benefícios para saúde

A linhaça é um dos mais nutritivos alimentos naturais. Muito solicitado por vegetarianos a famosa semente é constantemente recomendada por nutricionistas para os cuidados com a saúde que geralmente são negligenciados na correria cotidiana. Composta por quantidades precisas de fibras gorduras proteínas carboidratos a semente de linhaça também é enriquecida pelo ômega 3 um acido graxo recomendado na prevenção de doenças cardíacas.

É possível utilizar a linhaça inteira ou a moída. Obviamente é mais fácil ingerir a que for moída. Basta triturá-la no liquidificador. Depois de obter o pó com a casca você poderá guardar em um recipiente na geladeira e consumir duas colheres (de sopa) diariamente.

Em lojas de produtos naturais você poderá encontrar a farinha de linhaça (ainda mais pura e importante nutricionalmente que a mistura feita com atrituração da semente) o óleo e outros produtos derivados da semente. Nunca é cedo ou tarde para cuidar da saúde. Saiba em que a linhaça será útil.

Prevenção contra diabetesA combinação de nutrientes da linhaça é muito eficaz para permitir a resistência à insulina. Dessa forma há boa proteção com diabetes.

Prevenção de tumores – O consumo da linhaça está diretamente relacionado à prevenção de diferentes tipos de câncer em razão da presença de antioxidantes que atacam os radicais livres.

Reduz o colesterol – A presença das substâncias lignanas na linhaça é eficaz na diminuição do colesterol ruim. O efeito ocorre pois as substâncias bloqueiam a oxidação da molécula cancerígena. Há portanto o impedimento obstrutivo dos vasos sanguíneos.

Diminui as inflamações – Em razão da presença do Ômega 3 a linhaça diminui as inflamações provocadas por doenças no organismo. Quem consome a semente regularmente estará mais prevenido contra a bronquite artrite meningite etc.

Melhora o funcionamento do intestino – Pela presença de fibras a linhaça é importante na regulação intestinal. O consumo diário permite a digestão eficiente e o aproveitamento dos melhores nutrientes de cada alimento. Portanto ela previne e trata da prisão ventre e uma série de doenças gastrointestinais.

Contra a retenção de líquido – A linhaça tem importância decisiva no auxilio dos rins para eliminação do sódio e água. O acúmulo de água no organismo pode contribuir com o aumento de peso e provocar inflamações.

Para emagrecer – Além de evitar a retenção líquida o consumo da linhaça é fundamental para uma dieta do emagrecimento eficaz pois algumas de suas propriedades nutricionais promovem a sensação de saciedade e desintoxicam o organismo contribuindo diretamente com a eliminação de toxinas e daquelas gorduras extras acumuladas.

Impede o envelhecimento precoce – O cuidado com a pele começa de dentro para fora portanto ainda que as loções cremes e os tratamentos modernos sejam úteis é imprescindível ingerir nutrientes sadios. Pela ação do mineral selênio a linhaça garante a proteção da pele contra os radicais livres que causam a deterioração do tecido e conferem aparência envelhecida.

Promove calma tranquilidade – Quem consome a linhaça regularmente relata que se sente mais leve e menos estressado. Portanto a semente é super atuante no sistema nervoso.

 

Mais benefícios

Útil para quem pratica atividades físicas a linhaça é eficaz na produção de energia celular. Graças às suas propriedades quem pratica musculação ou alguma atividade onde há grande exigência muscular terá menos fadigas pois a recuperação será mais rápida.

A linhaça também trata da arteriosclerose atua no controle da pressão arterial e minimiza os sintomas da menopausa e da TPM.

Como normalmente a linhaça é consumida?

Coloque duas colheres de sopa de linhaça moída em alguma fruta no iogurte e com aveia e consuma pela manhã ou nas proximidades do almoço. Não há contraindicações mas ainda assim não ignore as visitas ao médico.

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