Lipoenxertia Facial

0
86
 O que é?

É o preenchimento facial com a gordura do próprio corpo que devolve o volume para as regiões em que o envelhecimento natural causou a atrofia dos tecidos moles como músculos pele e gordura. As áreas como as maçãs do rosto que sofrem a perda do volume pelo envelhecimento acabam muito marcadas pelo fato dos ossos se destacarem demais. O efeito é de rejuvenescimento pois juntamente com o enxerto da gordura transporta-se à região células tronco que darão origem a novas células para pele.

O Procedimento

O primeiro passo é a infiltração da solução Klein – que é constituída de soro fisiológico e adrenalina com a finalidade de minimizar as chances de haver sangramentos e qualquer trauma cirúrgico.

Seringas ou cânulas de lipoaspiração são infiltradas sob a pele chegando ao tecido adiposo (próxima camada da pele) e aí então é feita a aspiração da gordura por intermédio de um sistema de vácuo.

A retirada da gordura é feita geralmente do abdômen pela cicatriz umbilical sob efeito de anestesia local ou tópica mas a gordura pode ser retirada de qualquer parte do corpo que contenha gordura. Há a opção ao paciente de seguir o procedimento da lipoenxertia com uma lipoaspiração maior ou seguir com o procedimento básico que foi o citado acima. A lipoaspiração de maior extensão é caracterizada pela inserção das seringas em pontos que podem variar de acordo com a anatomia do paciente e ou a técnica aplicada. A cirurgia poderá ser executada com anestesia geral peridural ou local dependendo da quantidade da área abordada. Se a anestesia for geral vai haver o procedimento de intubação orotraquial e o uso de aparelhos para ajudar a respiração. As cicatrizes deixadas pela operação de lipoaspiração são imperceptíveis medindo por volta de meio centímetro e não causam nenhum inconveniente.

O tratamento da gordura

As células de gordura rompida de sangue e de anestésicos são retiradas e a gordura é enxertada em um novo canal. Através de finas seringas o enxerto é colocado na região escolhida adquirindo volume e uma nova forma. Já na primeira sessão é constatado o resultado.

A lipoenxertia facial deve ser executada de preferência em hospitais mas em casos de pequenas manipulações é possível que seja feita em consultório.

Vantagens da Lipoenxertia

O fato da lipoenxertia ser processada com a gordura do próprio corpo (autóloga) proporciona uma reabsorção muito maior o que reduz as possibilidades de rejeição do corpo ao material enxertado.

Se o paciente ficar insatisfeito com os resultados da operação ele poderá utilizar técnicas não invasivas que eliminarão a gordura como a lipocavitação com ultrassom como também uma lipoaspiração cuidadosa na face.

Indicações

A técnica é indicada para atenuar sinais de envelhecimento comuns como o chamado “bigode chinês” sulco formado entre o nariz e a boca e os sulcos que se formam ao redor dos olhos e da boca assim como preencher a região das maças do rosto que com o tempo perdem o volume e lábios.

Contraindicação

O procedimento da técnica de Lipoenxertia facial não deve ser realizado por pacientes portadores de diabetes doenças do colágeno imunossuprimidos portadores de alterações renais ou hepáticas pacientes que utilizam medicações como anticoagulantes.

Riscos da Lipoenxertia

São comuns equimoses (manchas arroxeadas) e inchaço na pele depois do procedimento da lipoenxertia facial com a gordura corporal podendo inclusive ocorrer infecções e o acumulo de líquido na área em que foi procedida a operação de preenchimento. Ainda pode acontecer de haver uma lesão de nervos e vasos sanguíneos que podem causar alterações de sensibilidade e hematomas.

 

Prevenção no pós-operatório

Devem ser ministrados antibióticos após o procedimento por medida de segurança prevenindo infecções assim como analgésicos podem ser também utilizados se houver necessidade no alívio de dores do pós-operatório.

Os especialistas recomendam não massagear a área o que pode acarretar numa maior absorção da gordura que foi implantada. Deve-se evitar tomar sol pois podem aparecer manchas na pele assim como exercícios físicos devem ser evitados também durante aproximadamente 15 dias. Passado esse período poderá realizar atividades leves e depois de 2 meses exercícios habituais poderão ser executados.

Resultados da Lipoenxertia

Logo após o tratamento da lipoenxertia facial os efeitos do preenchimento com ácido hialurônico são bem aparentes se tornando ainda mais visíveis após uma semana quando o inchaço da área onde foi realizado o procedimento é suavizado. É absorvido pelo corpo de 30 a 50% de gordura implantada o resto fica como preenchimento permanente.

É importante que todo e qualquer procedimento seja avaliado por um profissional habilitado e que de preferência tenha conhecimento de todo o histórico do paciente.

Compartilhar
Artigo anteriorFrieira
Próximo artigoDieta DUKAN

Deixe uma resposta