Lipoma

    0
    63

    O que é lipoma?

    É um tumor benigno muito frequente em adultos especialmente nos que têm idade entre 40 e 60 anos. Ele surge na região subcutânea e é constituído basicamente de gordura. Apesar de gerar incômodo devido à aparência e ao seu crescimento progressivo o lipoma geralmente não causa dor.

    De tamanho pequeno e macio ao toque o tumor surge principalmente no tronco nas coxas e nos braços. Resultado do acúmulo de células maduras gordurosas pode no entanto crescer lentamente até atingir em média 6 cm. Quando os tumores são múltiplos há forte suspeita de influência hereditária na condição. Nestes casos comumente provocam dor.

    O diagnóstico do lipoma é simples e baseado em exames clínicos. Apesar de raramente um tumor destes evoluir para maligno é necessário ter atenção e realizar o tratamento da forma adequada. Na grande maioria das vezes é preciso fazer um exame anatomo-patológico após a retirada do tumor para que a possibilidade de qualquer transtorno futuro seja evitada.

    Como se adquire

    O lipoma é um tumor benigno resultante do acúmulo de células maduras gordurosas. Eles são geralmente pequenos e únicos no entanto podem crescer significativamente e se multiplicarem. A condição é muito frequente em adultos com idade entre os 40 e 60 anos podendo dificilmente manifestar-se em crianças.

    Quando as lesões são múltiplas há a possibilidade de influência hereditária. Em casos de poucos ou únicos os tumores são normalmente resultantes de acúmulo de células gordurosas conforme dissemos anteriormente. Os locais mais comumente afetados são o tórax as coxas os braços o pescoço e o abdome.

    Sintomas

    Na grande maioria das vezes o lipoma é assintomático ou seja não provoca sintomas. As lesões são moles ao toque e geralmente pequenas podendo no entanto crescerem progressivamente e atingirem em média 6 cm. O lipoma pode ser único ou múltiplo podendo ou não gerar recidivas.lipoma

    Geralmente encontrados nas coxas no abdome no tórax nos braços ou no pescoço o tumor benigno é mole e provoca certo incômodo estético. Quando as lesões são muito numerosas podem provocar dor sendo que uma avaliação médica é necessária assim que surgirem os primeiros sintomas ou incômodos. Muito frequentemente os pacientes descobrem através do toque os tumores por isto é necessário ficar atento a quaisquer alterações no corpo.

    Diagnóstico

    Conforme mencionamos muitas vezes é através do toque que os pacientes descobrem o lipoma já que este tumor geralmente não provoca dor ou incômodo além do estético. O diagnóstico é basicamente clínico sendo que o médico irá apalpar e inspecionar a região.

    O tratamento é geralmente cirúrgico e o material é sempre enviado para uma posterior análise anatomopatológica de forma a verificar se o diagnóstico estava correto. Algumas vezes o tumor pode ser confundido com outra lesão maligna como sarcomas portanto é imprescindível que o diagnóstico seja o mais específico possível de forma a evitar transtornos futuros como o desenvolvimento de um câncer.

    Como é feito o tratamento

    O tratamento geralmente envolve uma pequena cirurgia para a retirada do tumor. Muito frequentemente esta pode ser realizada no próprio consultório médico sendo um procedimento bastante simples. Na grande maioria das vezes no entanto o lipoma não provoca dor ou qualquer espécie de incômodo tornando desnecessária a retirada do mesmo.

    Apesar de as lesões serem facilmente visualizadas no exame clínico algumas vezes o médico pode confundi-las com algum tumor maligno. Desta forma quando da opção por não retirada é preciso ter certeza do diagnóstico para que nenhum problema futuro se desenvolva como um câncer. Após a retirada do tumor esse é enviado para um exame anatomopatológico de forma a verificar se o diagnóstico estava correto e se há algo mais para fazer.

    Outra alternativa possível de tratamento é a lipoaspiração. Entretanto algumas vezes o lipoma está localizado em área de difícil acesso fazendo com que seja necessário o procedimento mais tradicional.

    Como prevenir

    Não há como falar em prevenção tratando-se de lipoma. A condição é gerada pelo acúmulo de células gordurosas maduras e muito frequentemente é provocada por influencia hereditária portanto o que se pode fazer é realizar exames de rotina e consultar um médico periodicamente de forma a manter o organismo monitorado.

    É importante ficar atento a qualquer alteração no corpo e a qualquer manifestação de sintoma para que toda condição seja precocemente detectada. Apesar de o lipoma não provocar dores e possuir um tratamento efetivo muitas vezes ele pode ser confundido com algo mais perigoso como um sarcoma portanto não hesite em consultar um médico diante de qualquer suspeita.

    Nunca tome medicamentos sem a orientação de um profissional. Evite seguir orientações de conhecidos e vizinhos pois somente um especialista sabe dizer o que fazer em cada situação. Além disto lembre-se que é muito importante manter o seu organismo sempre monitorado já que a grande maioria das condições pode ser melhor tratada quando é precocemente detectada.

    Compartilhar
    Artigo anteriorCoceira na Virilha
    Próximo artigoAnosmia

    Deixe uma resposta