Lista de exames importante para a gravidez

0
55
 A gravidez

Período tão esperado por inúmeras mulheres e homens a gravidez é uma fase muito especial na vida das pessoas. Após algumas semanas um novo ser estará participando do cotidiano do casal com um monte de coisa para ser aprendido.

O momento da gestação requer muitos cuidados. É preciso ter atenção à saúde da mãe e também à saúde da criança. Uma série de exames deve ser feito de forma a manter ambos protegidos e saudáveis. É importante que a futura mamãe procure um bom médico para o devido pré-natal.

Todos os esforços devem ser feitos neste período. Atualmente os exames estão disponíveis nos mais variados locais e eles ajudam a detectar diferentes problemas e complicações antes mesmo de acontecerem. Qualquer anomalia que for diagnosticada pode receber um melhor tratamento devido a estes testes com isto as sequelas serão menores e muitas vezes reversíveis.

Portanto fazer a lista de exames para a gravidez é imprescindível. Converse com o profissional que lhe acompanha para ficar por dentro em detalhes. Abaixo apresentaremos de uma forma geral os testes necessários para manter a saúde da mãe e do bebê. Toda atenção é pouca neste momento tão especial.

Lista de exames

Uma variedade de testes é necessário neste período. Cada um deve ser feito em determinado período da gestação e um bom pré-natal é importante para tanto. Em média a cada trimestre uma nova leva de exames é pedida.

O hemograma completo por exemplo é um deles. Este é o primeiro exame que costuma ser solicitado para a verificação de infecções e de processos inflamatórios. Outro importante teste é o de tipagem sanguínea para a análise do tipo sanguíneo da mãe. O de sorologia para sífilis é fundamental caso contrário poderia levar à morte fetal. Outro muito importante é o papanicolau através do qual é possível se identificar infecções vaginais.

Hemograma completo

O hemograma é basicamente um exame de sangue que possui a finalidade de analisar as células sanguíneas. Ele é rápido indolor e fácil de ser realizado. Tal procedimento é um dos primeiros a ser feito quando da gravidez de forma a identificar possíveis infecções ou inflamações na mãe que poderiam comprometer a saúde do futuro bebê.

Durante um exame de sangue inúmeras características podem ser avaliadas como o nível de colesterol a taxa de glicose o nível de hormônios entre outras coisas. Quando o hemograma é solicitado tem-se o intuito de verificar o estado das células do sangue.

O sangue é composto de três tipos de células: as plaquetas as hemácias e os leucócitos. Cada um possui uma função extremamente importante para o devido funcionamento do corpo humano. Este exame é fundamental na gestação para que se verifique por exemplo o nível de plaquetas e sinais de anemia.

Para o procedimento é preciso ficar 3 horas em jejum. Então a pessoa comparece ao local onde será retirada uma pequena amostra de sangue. Esta é levada a um laboratório e submetida a alguns testes de forma a identificar o que se está buscando.

Tipagem sanguínea

O exame de tipagem sanguínea é realizado para definir qual é o tipo de sangue da mãe. É muito importante verificar se a pessoa é Rh positivo ou Rh negativo pois caso o feto seja Rh positivo e a mãe Rh negativo é preciso que ela tome injeções de imunoglobulina na 28ª semana e nas primeiras horas do parto de forma que o corpo não considere o feto como algo estranho durante o nascimento.

A tipagem é portanto algo fundamental. O procedimento para a verificação é simples e o resultado costuma sair até em 1 dia útil. Para tanto a mulher precisa ter uma pequena amostra de sangue retirada e levada para análise. No laboratório testes serão realizados para identificar o tipo de sangue da futura mamãe.

Sorologia para sífilis

A sífilis é uma doença que quando não tratada durante a gestação pode provocar a morte do feto ou causar má formações. Este exame é fundamental para a identificação da presença da enfermidade.

O exame é destinado á procura do vírus que gera a disfunção o chamado Treponema pallidum. A sorologia para sífilis é fácil e rápida de ser realizada. A mulher deve comparecer ao local onde será retirada uma amostra de seu sangue. É necessário um jejum de cerca de 4 horas para tanto sendo que água pode ser ingerida com certa moderação.

O sangue colhido é depositado em um tubo com tampa marrom ou amarela e levado para análise. O resultado tende a sair rapidamente e é importante para que não haja a transmissão para o bebê.

Papanicolau

Este é um exame simples que deve fazer parte da rotina de todas as mulheres sexualmente ativas. Ao menos uma vez ao ano ele precisa ser realizado sendo que é um dos principais métodos para identificação de câncer de mama.

Através do papanicolau também é possível localizar possíveis infecções vaginais as quais poderiam prejudicar o desenvolvimento do feto e a sua saúde. Portanto é mais um teste imprescindível durante a gestação.

O procedimento consiste na apalpação das mamas e então no exame em si. A vulva é analisada externamente e depois um instrumento é inserido no canal vaginal de forma a atingir o colo do útero.

O espéculo é um instrumento usado durante o papanicolau. Células da parte final do útero serão removidas para análise. O exame pode incomodar um pouco e ser até mesmo dolorido no entanto é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. Assim que o resultado sair o médico o interpreta para a paciente. Doenças na vagina infecções enfermidades no colo do útero e o nível hormonal podem ser estudados com este método. É algo imprescindível para todas as mulheres sejam elas gestantes ou não.

Cuidar bem da saúde durante o período da gravidez é prioridade. Todos os exames necessários devem ser feitos sendo que estes descritos acima são apenas alguns deles. Entre em contato com um profissional assim que souber da gestação para que o devido pré-natal seja realizado.

Deixe uma resposta