Maquiagem e Alergias

    0
    34

    Para que utilizar a maquiagem?

    A maquiagem é sem dúvidas um dos principais aliados da mulher e também do homem moderno. Muito útil para disfarçar o que não nos agrada e realçar o que mais nos convém este artifício já é utilizado há muitos e muitos anos.

    É no Egito Antigo que temos os primeiros testemunhos do uso de diferentes cosméticos. Os faraós por exemplo usavam perucas coloridas e consideravam a maquiagem dos olhos algo fundamental para evitar o olhar direto ao Deus-Sol. Já Cleópatra representante do ideal de beleza daquele período cobria a face de argila e se maquiava com pó de khol.

    Atualmente a maquiagem é utilizada com diversas finalidades e mulheres fazem uso de uma série de instrumentos para ficarem mais bonitas. É muito comum vermos pessoas usando sombra rímel pó lápis de olho batom entre outras coisas para melhorar o visual. Algumas usam mais maquiagem outras menos. A quantidade exata varia de acordo com o perfil da usuária do local ao qual se destina e da disponibilidade dos artifícios por exemplo.

    De uma forma geral a maquiagem é usada tanto para embelezar como para disfarçar irregularidades e também para causar um efeito inesperado em outras pessoas. Em uma festa à fantasia é frequente vermos indivíduos maquiados como algum personagem em específico.

    alergia a maquiagem

    O que se usa para maquiar?

    Existem alguns itens que são considerados básicos em qualquer kit de maquiagem. São eles a base o corretivo o pó compacto ou solto o lápis preto a máscara para cílios o blush o iluminador o pó bronzeador e o demaquilante.

    Além destes itens é bastante legal manter três tons de sombra para o dia e dois tons de sombra para a noite. O batom é também é algo indispensável. Aconselha-se manter no kit sempre três tons de batom um nude um coral e um outro mais vibrante por exemplo.

    Crianças podem se maquiar?

    Alguns produtos não devem ser utilizados em crianças porém não há nada de errado em elas se maquiarem com os itens corretos. A maquiagem precisa ser de “brinquedo” ou seja indicada para os mais jovens. A brincadeira com tintas por exemplo deve e pode ser muito estimulada quando as crianças são pequenas.

    Geralmente a maquiagem da mãe não é boa para ser usada em crianças pois trazem produtos que prejudicam a pele. O ideal é oferecer para as pequenas alguns batons e no máximo esmaltes de cor leves. É importante deixar claro que tudo não passa de uma brincadeira e que não tem problema sair de casa sem a maquiagem.

    Atualmente existem produtos destinados a este público. A acetona antialérgica por exemplo é bastante indicada para crianças. Meninos também podem entrar maquiagem e alergiasna brincadeira. Pintar o rosto é algo lúdico e não deve ser levado a sério. Quando os produtos certos são utilizados e quando é tudo uma brincadeira não há mal algum em as crianças se maquiarem.

    Maquiagem pode causar alergia?

    Sim pode. E este é um dos principais motivos que se deve evitar usar maquiagem de adultos em crianças. Para verificar o fato de ser ou não alérgico ao produto é preciso realizar um teste. Muitas marcas já trazem no rótulo o modo de fazer tal teste entretanto de uma forma geral basta deixar um pouco do produto em contato com a pele por algumas horas. Caso alguma coceira ou algo estranho seja sentido é bom trocar a marca do item.

    Os melhores locais para realizar o teste de alergia são os mais sensíveis como a região atrás da orelha o pescoço o antibraço ou o rosto por exemplo. Diante de qualquer alteração significativa considere consultar um dermatologista para os devidos esclarecimentos.

    O que provoca a alergia?

    Muitas vezes esta alergia é causada por fatores hereditários existindo pessoas predispostas a tanto. No entanto até mesmo pessoas que não possuem um histórico parecido na família podem vir a desenvolver algum tipo de reação.

    O uso excessivo de maquiagem é algo a ser levado em conta na busca por uma causa. Este artifício bloqueia os poros da pele e provoca entre outras coisas acne. Isto poderia acabar levando a um quadro mais sério de alergia. A inflamação nas pálpebras de pessoas com pele oleosa é outro fator decorrente do uso excessivo de maquiagem.

    É preciso ficar atento também ao prazo de validade dos produtos. As maquiagens fazem uso de conservantes para garantir a duração dos efeitos. Passado o período de validade destes conservantes a infecção por bactérias e fungos é algo iminente. Além disto é importante verificar se o produto foi dermatologicamente testado.

    maquiagem antialergicas

    Como evitar as alergias?

    Conforme mencionado acima é fundamental verificar o prazo de validade dos itens a serem utilizados e se eles foram dermatologicamente testados. Fazer testes de prova é outra medida bem importante de forma a evitar alergias futuras.

    A diminuição do tempo de uso é imprescindível para que se controle alergias. Após sair a noite ou após um dia inteiro de trabalho é necessário limpar a região e retirar com demaquilante o que foi utilizado. Nunca em hipótese alguma deve-se dormir com o rosto maquiado.

    Muitas marcas já lançaram uma linha de produtos anti-alérgicos. Apesar do preço ser um pouco mais elevado vale a pena investir nestes itens para evitar complicações futuras. Diante de qualquer espécie de sinal estranho suspenda imediatamente o uso da maquiagem. É indicado consultar um dermatologista para que ele avalie a causa do problema e indique a melhor solução.

    Dependendo do caso este profissional pode receitar algum remédio que controle a alergia ou até mesmo uma outra alternativa de maquiagem antialérgica. Ficar com uma aparência bonita é a meta de diversas pessoas no entanto tudo tem um limite. Sempre que algo de incomum for detectado converse com um médico para que tudo seja esclarecido. Existe uma série de alternativas no mercado é só descobrir a mais indicada para cada caso.

    Maquiagem causa alergia e os motivos devem ser averiguados. Nunca realize automedicação pois o uso incorreto de medicamentos pode piorar um quadro. Caso apresente alguma reação alérgica entre em contato com um profissional.

    Compartilhar
    Artigo anteriorEfeitos colaterais do Omeprazol
    Próximo artigoOs perigos das Dietas sem Orientação

    Deixe uma resposta