Marketing Esportivo cada vez mais profissional

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    Ao final de janeiro deste ano uma assembleia deu posso à Diretoria Executiva da Academia Brasileira de Marketing Esportivo – ABRAESPORTE que quer representar institucionalmente uma indústria que no Brasil se aproxima dos 2% do PIB nacional. E a expectativa é que o setor cresça ainda mais uma vez que o país está prestes a sediar dois dos maiores eventos esportivo do mundo – a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).

    “Por isso o objetivo que nos motivou a criar a Abraesporte é a profissionalização das atividades do marketing esportivo em nosso país sedimentando suas práticas aplicações e resultados de forma a alcançar a credibilidade ideal entre empresas agências de propaganda anunciantes patrocinadores confederações federações clubes dirigentes técnicos e atletas” explica José Cocco presidente da entidade.

    Mas o que significa exatamente profissionalizar o Marketing Esportivo? De acordo com José Cocco isso passa pela qualidade dos serviços prestados. “A qualidade e credibilidade dos serviços prestados é fundamental para que os resultados oferecidos na hora da venda sejam efetivamente entregues. Sempre que alguma nova atividade aparece de forma mais contundente no cenário econômico aparecem também muitos aproveitadores de ocasião que via de regra acabam tumultuando o setor e o mercado. Dessa forma é necessário que se trabalhe com afinco no sentido de depurar o segmento prestigiando aqueles profissionais e empresas que dignificam o segmento dando chances a quem deseja aprender e combatendo a pirataria. O número de patrocinadores é muito pequeno e precisam ser preservados” acrescenta Cocco.

    Um dos resultados da profissionalização do mercado será a consolidação de um banco de dados com informações do mercado. “Com um banco de dados e informações de mercado geradas e administradas por uma instituição de credibilidade as empresas e profissionais do setor podem basear seus eventos e respectivos planos de venda de patrocínios em dados reais e na linguagem entendida pelos profissionais de Agências e dos Patrocinadores. Dessa forma o RankSportMarketing será um dos serviços básicos oferecidos pela Abraesporte uma vez que informa e qualifica os consumidores de cada modalidade esportiva” explica Cocco (na foto).

    Está em andamento também a criação de um código de ética para o setor que ganhará também um selo de qualidade. “Uma vez editado o código de ética os profissionais empresas projetos eventos e serviços poderão receber um aval da braesporte que significará um atestado de qualidade”.

    Para o primeiro semestre de 2011 os profissionais do mercado também podem esperar a realização do Prêmio Abraesporte que terá por objetivo divulgar as melhores práticas do Marketing Esportivo dando visibilidade aos cases nacionais mais importantes.

    “Já estamos em contato com instituições internacionais do tipo Laureous World Sports para que o Prêmio Abraesporte tenha desde a primeira versão um significado de importância para os premiados” finaliza José Cocco.

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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