Melhor posição para o Bebê dormir

    0
    87

    O sono do recém-nascido

    Uma das principais dúvidas de mães de primeira viagem é a posição em que o bebê deve dormir. Dúvida importantíssima pois colocar o bebe em posição incorreta pode deixar a sua saúde terrivelmente em risco.

    Um dos maiores fatores de mortes durante o primeiro ano do bebê é a síndrome da morte súbita que apesar de não ter causas conhecidas estima-se que tenha grande relação com uma posição incorreta durante o sono já que os bebês morrem enquanto dormem. Por isso ter atenção às posições pode garantir a boa saúde do pequeno e evitar uma série de complicações.

    É comum ter dúvidas quando do nascimento do primeiro filho e é essencial sanar todas essas dúvidas para que a saúde da mãe e do bebê não sejam prejudicadas durante a fase de crescimento. Diante de dúvidas seja sobre a hora do banho de dormir seja sobre a hora de brincar converse com um médico pediatra ou peça informações a amigos e vizinhos. O recém-nascido é um ser que exige muito cuidado e atenção pois é frágil e acabou de chegar nesse mundo para aprender uma série de coisas portanto cuide bem dele.

    melhor posição para bebe dormir

    A síndrome da morte súbita

    Bebês morrem durante o sono são diagnosticados com síndrome da morte súbita. Essa é caracterizada pela ausência de motivos aparentes para a morte sendo que muitos médicos suspeitam que esteja relacionada à algum habito noturno. É entre os 2 e 4 meses que mais ocorrem mortes de bebês durante o sono além disso a incidência é maior entre aqueles do sexo masculino. A ocorrência de morte súbita depois dos 6 meses é bastante rara.

    Já se constatou que colocar o bebê para dormir com a barriga para cima pode reduzir em até 50% o número de mortes por isso é fundamental ter atenção à hora do sono já que perder um filho recém-nascido dessa forma pode ser algo bastante traumático.

    Por que acontece?

    Bebês que dormem com a barriga virada para baixo sofrem não somente risco de vida mas também risco de um não correto desenvolvimento dos mecanismos cardiorrespiratórios e do controle térmico. O perigo da asfixia é real afinal deitado para baixo as vias aéreas ficam comprimidas assim como pode haver inalação de gás carbônico devido ao fato do rosto estar virado para o local em que ocorre a respiração. A síndrome da morte súbita também pode levar à hipertermia devido à compressão da face no colchão ou travesseiro.

    Essas condições podem deixar o recém-nascido estressado pela falta de oxigênio e pode prejudicar a sua saúde a alta inalação de gás carbônico. Outros motivos que podem levar à síndrome da morte súbita são exposição ao fumo a drogas ou ao álcool ainda na vida intrauterina ou à fumaça do cigarro já após o nascimento. Por fim a síndrome da morte súbita é também mais frequente em bebês que dormem com a barriga para baixo muito agasalhados ou em quartos com aquecedores pois o rosto é uma importante fonte de eliminação de calor e o estresse pelo aumento da temperatura pode levar à redução da frequência cardíaca.

    Posições corretas para um recém-nascido dormir

    O recém-nascido deve dormir com a barriga para cima e no mesmo quarto dos pais porém não no mesmo leito. Não se deve usar travesseiros ou colchões muito macios sendo inclusive preferível não usar travesseiros.

    Os cobertores devem ficar bem presos e longe do rostinho do recém-nascido. Além disso é indicado deixar os bracinhos para fora da coberta de forma a evitar que ele deslize e fique preso embaixo do cobertor. Retire bichinhos de pelúcia panos almofadas e brinquedos do leito. Por fim é bastante indicado não agasalhar por demais o bebê antes da hora de dormir assim como é indicado manter a temperatura do quarto por volta dos 22º C.

    Outras informações

    Em hipótese alguma o recém-nascido deve ser exposto à fumaça de cigarro. O bebê também não deve compartilhar o leito com os pais nem com outros bebês pois aumenta o risco de síndrome de morte súbita.

    Deitar o bebê de lado pode também ser bastante perigoso. Sempre deixo-o dormindo com a barriga virada para cima. Algumas mães têm medo de deitá-los dessa forma pois podem engasgar mas de bruços o risco é de morte portanto deixe o bebê dormindo com a barriga para cima.

    Colocar um aparelho acústico que liga o quarto do bebê ao dos pais é medida muito interessante. Assim caso ele engasgue ou necessite de ajuda os pais podem ir socorre-lo. No caso da síndrome da morte súbita no entanto os bebês podem morrer silenciosamente devido à inalação de gás carbônico por isso é importantíssimo não os deixar dormindo com a barriga para baixo. Lembre-se de conversar com um médico pediatra sempre que surgirem dúvidas com relação à saúde de seu filho.

    Deixe uma resposta