Mitos e Verdades sobre o Protetor solar

0
48
O que é o protetor solar?

Este produto tem recebido cada vez mais atenção nos últimos tempos. O fato é que muito não se sabia dos danos causados pelo sol no entanto hoje em dia é uma preocupação real e constante de todas as pessoas.

O protetor solar é uma loção ou um spray que ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios do sol. Ele reduz os danos causados na pele e diminui a incidência dos raios ultravioletas no corpo humano. Desta forma ele auxilia na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce.

Os protetores mais eficientes são os que são capazes de proteger tanto dos raios UVBs como dos raios UVAs. Os raios UVBs são os responsáveis pelas queimaduras de pele por exemplo. Já os UVAs são os que provocam envelhecimento precoce causam flacidez manchas rugas e outros danos.

O filtro solar deve ser aplicado sempre que for haver exposição ao sol. A dosagem do mesmo deve ser calculada de acordo com a área descoberta e com o tempo sobre o sol. Ele deve ser reaplicado de 2 em 2 horas e ser passado sempre no mínimo 30 minutos antes da primeira exposição. Caso a pessoa venha a suar é preciso ter atenção à reaplicação.

Mitos e verdades sobre o protetor solar

Como muito tem se falado sobre o assunto nada mais normal do que aparecer um monte de mitos e de verdades sobre o protetor solar. É necessário ter atenção para não cair em armadilhas e para não agir errado portanto selecionamos alguns dos tópicos mais polêmicos para discutir.

É importante frisar que o uso do mesmo é de extrema necessidade. Homens mulheres crianças jovens adultos e idosos todos devem utilizar protetor solar. Seja na praia na piscina ou durante a rotina do dia a dia ele precisa estar presente. Vamos aos mitos e verdades sobre o protetor solar.

Não é possível se bronzear com protetor

Mentira. É possível sim conseguir uma cor mesmo com o protetor. Inclusive a cor é ainda mais bonita do que sem o mesmo. O bronzeado adquirido com o produto é mais natural e dourado pois é mais saudável.

O filtro solar garante que a pele esteja protegida da ação dos raios UVAs e UVBs. Desta forma o envelhecimento precoce a flacidez as rugas e as manchas por exemplo não surgem tão rápido enquanto que o bronzeado pode sim ocorrer.

Quando usamos um filtro fator 15 e ficamos 10 minutos embaixo do sol quer dizer que iremos demorar 15 vezes mais para queimar o mesmo tanto sem protetor. Por isto é importante reaplicar sempre o produto já que ele protege porém não evita o total bronzeado.

Portanto aqui está um famoso mito sobre o uso do protetor solar. Ele permite sim um bronzeado e não há desculpas para não usar. Compre agora mesmo o seu filtro solar e comece a aplicar todos os dias. Seja para ir à praia ou ao trabalho ele é um item indispensável na rotina de todas as pessoas.

Não é preciso usar filtrar solar em dias nublados

Outro mito. Conforme mencionamos acima o protetor solar deve ser obrigatoriamente usado todos os dias. Seja em dias nublados seja em dias ensolarados. Inclusive são nos dias nublados que devemos tomar ainda mais cuidado.

Muita gente se esquece dos efeitos dos raios solares nos dias em que não dá para ver o sol. No entanto se está de dia é porque os raios do sol estão presentes. Se eles estão presentes os riscos também estão. Em dias nublados os raios ultravioletas passam pelas nuvens e atingem nossa pele sem causar o ardor dos dias ensolarados. Por isto este momento levanta tanta preocupação.

Mesmo quando há muitas nuvens ainda estamos vulneráveis ao câncer de pele e ao envelhecimento precoce. Todo cuidado é pouco quando falamos sobre o sol. Apesar de ser grande aliado em certos períodos este precisa ser tratado com cautela. Faça uso de protetor em dias nublados e não se esqueça de aplicá-lo cerca de 30 minutos antes de sair de casa.

A pele oleosa está mais protegida

Sim. É verdade. No entanto mesmo pessoas com pele oleosa devem sempre utilizar protetor solar. Quem possui mais óleo na superfície cutânea fica mais protegido da ação dos raios ultravioletas entretanto não está totalmente seguro.

O protetor solar precisa ser usado por todos os indivíduos que irão sair ao sol de forma a evitar o câncer de pele a flacidez as rugas as manchas as queimaduras e o envelhecimento precoce.

Portanto seja você um possuidor ou não de pele oleosa faça uso do filtro. O efeito é cumulativo e pode ser que daqui um tempo você se arrependa e muito de não ter seguido está orientação. É algo tão simples e rápido. Passe o protetor e saia protegido de uma série de problemas de saúde.

Acima do FPS 15 todos os protetores são iguais

Isto é uma mentira. Quanto maior for o fator de proteção solar maior será o tempo que você está protegido. O fato é que o filtro de fator 30 não é mais forte do que o de fator 15. Ele apenas protege por um tempo mais prolongado.

Os protetores agem da seguinte maneira: estando ao sol por 10 minutos você irá queimar um tanto. Estando ao sol por 10 minutos com um protetor fator 15 você irá queimar o mesmo em um tempo 15 vezes maior.

Portanto os fatores de proteção não são todos iguais. Cada número deixa claro o tempo que você estará protegido. O de fator 30 é super potente e deve ser aplicado em pessoas com peles mais claras. Quem tem a pele mais bronzeada já pode ficar com um fator 15 por exemplo.

É muito importante não se esquecer de reaplicar o protetor de 2 em 2 horas. Caso entre na piscina no mar ou pratique atividades que o faça suar passe protetor com uma maior frequência. Manter-se protegido do sol é fácil hoje em dia. Basta seguir à risca todas as dicas e orientações que estão por aí.

Compartilhar
Artigo anteriorSintomas da Menopausa
Próximo artigoTosse Seca

Deixe uma resposta