Músculo a Músculo: fortalecimento da panturrilha

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    Pouca gente sabe mas a panturrilha pode ser considerada como um segundo coração no corpo humano. A razão? Ela tem a função de bombear o sangue dos membros inferiores de volta para o músculo cardíaco. Mais: quando bem fortalecido esse músculo pode evitar lesões e auxiliar no tratamento de problemas circulatórios varizes e trombose.

    O treinador Fabiano Braun da Assessoria Esportiva Floripa Runners explica que as panturrilhas são tradicionalmente um dos grupos musculares mais difíceis de serem trabalhados. “Elas são compostas por vários músculos mas para um bom desenvolvimento dessa parte do corpo o treino deve ser focado no gastrocnêmio e sóleo” completa.

    O gastrocnêmio é um músculo de fibras de contração rápida enquanto o sóleo é um músculo de fibras de contração lenta. “Se o exercício for feito com as pernas esticadas será trabalhado o sóleo e o gastrocnêmio. Mas se a atividade for realizada com as pernas dobradas somente o sóleo será exigido” esclarece o treinador.

    “As panturrilhas podem ser fortalecidas por meio da corrida bike jump step corda pilates e exercícios específicos orientados por um profissional de educação física” orienta Braun que também recomenda o seguinte treino caseiro para aquelas pessoas que não tem tempo de ir à academia:

    Ficar na ponta do pé e fazer 3 a 4 séries de 10 a 15 elevações.

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    Subir escadas

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    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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