Músculo a Músculo: fortalecimento do abdômen

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    Mais do que ter a função de flexão da coluna e do tronco o abdômen é o centro forte do corpo que possibilita realizar desde movimentos mais básicos do dia a dia como levantar da cama até deslocamentos intensos em esportes de alto rendimento. Além disso o abdômen junto com os músculos das costas auxilia na manutenção da postura. Quando fortes eles também protegem a coluna que fica livre de dores.

    “A força do abdômen está ligada à força de vontade na vida. Imagine a diferença de esforço que alguém com um abdômen fraco e forte devem fazer para levantar da posição deitada” diz Juliana Romantini professora da academia Cia. Athletica (SP) que também ressalta a importância do fortalecimento desse músculo na prática esportiva.

    “Todos os esportes têm como fundamento principal a movimentação e o abdômen forte é a base para qualquer tipo de movimento mesmo aqueles feitos apenas com os membros. Afinal a boa mobilidade dos membros parte da musculatura do core” explica Juliana.

    De acordo com a professora para manter o abdômen fortalecido os exercícios mais indicados são a prancha abdominal prancha lateral e flexão de tronco na bola. Entenda como cada um deles é realizado:

    Flexão de tronco na bola

    Iniciantes: 3x 10 segundos / Intermediário: 3×15 segundos

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    Prancha lateral

    Iniciantes: 3×15 segundos / Intermediários 3x 20 segundos

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    Prancha abdominal

    Iniciantes: 3×15 segundos / Intermediários 3x 20 segundos

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    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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