Músculo a Músculo: fortalecimento do bíceps

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    Localizado entre as articulações do ombro e cotovelo e na porção da frente do úmero o bíceps é um músculo exigido desde o momento em que você precisa carregar a mudança ou levar suas compras até a prática de alguns esportes. Sua principal função é ajudar na flexão dos cotovelos que começam próximos às articulações dos ombros.

    “O fortalecimento do bíceps poderá ajudar principalmente em modalidades de contato como o judô ou jiu-jítsu que consistem em muitos movimentos de puxar” explica Diogo Silva professor da academia Cia. Athletica em São Paulo.

    De acordo com Silva o exercício rosca direta é a mais conhecida das atividades de fortalecimento para os bíceps. “Durante o treino o praticante eleva uma sobrecarga da posição estendida do cotovelo ao lado do corpo até um pouco acima da linha de 90 graus da articulação do cotovelo antes de retornar à posição inicial” conta. Veja como é feito o exercício rosca direta com a barra:

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    O professor ainda deu outros exemplos de exercícios para fortalecer os bíceps como a rosca direta e concentrada com halteres rosca alternada com halteres e rosca scott com barra ou com halteres (unilateral). Veja as imagens e entenda como são executados cada um desses exercícios:

    Rosca concentrada com halteres

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    Rosca alternada (ou direta) com halteres

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    Rosca scott com barra

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    Semanalmente divulgaremos uma matéria que explicará o funcionamento dos principais músculos além de treinos para o fortalecimento. Acompanhe!

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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