Músculo a Músculo: fortalecimento dos abdutores

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    Muito exigido principalmente durante a prática da corrida quando há mudança de direção de terreno aclive declive velocidade ou muito volume de treino os músculos abdutores tem a função de estabilizar o quadril e assim deixar as passadas mais seguras.

    “A musculatura da parte interna (adutores) e da parte externa (abdutores) da coxa são fundamentais para o corredor. Qualquer desequilíbrio pode comprometer o rendimento e causar lesões. Por isso sempre que posso lembro aos alunos da importância de trabalhar o fortalecimento muscular de forma completa” diz o treinador Fabiano Braun da Assessoria Esportiva Floripa Runners.

    De acordo com Braun os músculos abdutores dos quadris são o glúteo máximo glúteo médio glúteo mínimo e tensor da fáscia lata localizados na região dos glúteos no lado esquerdo e direito do corpo. E a seguir o treinador mostra alguns exercícios de fortalecimento bem simples que podem ser feitos até mesmo em casa.

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    Podemos começar colocando-nos de lado junto de uma parede escolhendo uma que tenha algum elemento (corrimão) que sirva de apoio. Então elevamos uma perna de forma lateral tentando não girar o quadril. Repetimos lentamente nas séries que considerarmos necessárias. Em seguida podemos ver os músculos sendo trabalhados. Depois damos a volta e repetimos com a outra perna.

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    O segundo exercício realizaremos deitados sobre um colchonete. Também nos colocamos de lado ligeiramente incorporados aguentando nossa cabeça com a mão. Então levaremos a perna do mesmo modo que no exercício anterior isto é lentamente tentando não girar o quadril de modo que músculo abdutor trabalhe. Fazemos várias séries e depois procedemos do mesmo modo com a outra perna dando a volta.

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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