Não abdico de nada

0
53

Atriz e modelo, Liliana Santos não dispensa os cuidados com a alimentação e com o exercício. Duas preocupações que já a levaram a escrever dois livros, «Em forma todo o ano» e «Receitas à medida». Em entrevista à revista Prevenir, fala da paixão pela natureza, das rotinas de beleza e dos cuidados alimentares que tem.

Na sua página de Facebook, fala frequentemente de três coisas que adora, o contacto com a natureza, a prática de desporto e a sua gata Kali. Que efeitos terapêuticos têm estas três paixões na sua vida?

Ajudam-me, acima de tudo, a encontrar equilíbrio e renovação, face ao stresse do dia a dia. Após um dia de trabalho, é bom chegar a casa e ter a minha gatinha Kali à minha espera ou poder ir ao ginásio que, no meu caso, serve não apenas para manter a boa forma, mas também para gerir o stresse. Além disso, adoro refugiar-me na natureza, pois é onde consigo encontrar sossego, paz e novas energias.

Está em excelente forma física. Qual é o seu segredo?

Toda a vida fiz desporto e penso que isso se reflete na silhueta. Pratiquei ballet pela Royal Academy of Dance, natação, aeróbica e, hoje, a prática de exercício físico continua a fazer parte do meu quotidiano.

Com que frequência vai ao ginásio?

Tento ir sempre que posso, mas a frequência vai variando consoante o fluxo de trabalho. Quando consigo, vou todos os dias mas, por vezes, vou só uma vez por semana. Gosto de experimentar diferentes aulas e faço treino de musculação com máquinas.

Procuro também exercitar o espírito através do ioga, uma modalidade que além do bem-estar físico que proporciona, tem vindo a moldar o meu estilo de vida. Obviamente, não estou zen o dia todo, mas o ioga ajuda-me imenso a encontrar o equilíbrio e a fazer uma melhor gestão das emoções e dos problemas que surgem no dia a dia.

Que cuidados tem com a alimentação?

Tento fazer uma alimentação saudável, sem deixar de comer nada do que gosto. Se, num dia, cometo excessos, nos outros, acabo por compensar. E faço-o não só para manter a linha mas, acima de tudo, em nome da saúde.

Priva-se de algum alimento?

Evito tudo o que faça mal, mas não abdico de nada. Embora não faça disso uma rotina. Tento comer mais peixe do que carne e tenho feito algumas refeições vegetarianas, pois não temos de comer carne ou peixe todos os dias. Por vezes, sinto que o meu corpo está cansado desses alimentos.

Deixe uma resposta