Neuralgia do Trigêmeo

    0
    74

    O que é neuralgia do trigêmeo?

    É um distúrbio nervoso que gera fortes dores no rosto mais especificamente no local por onde o nervo trigêmeo passa. Este é o grande responsável por levar as mensagens acerca das sensações no rosto para o cérebro. A dor gerada por este distúrbio é frequentemente tida como uma das piores que se pode sentir.

    O nervo trigêmeo recebe este nome devido às três ramificações que possui: o ramo que acompanha os olhos conhecido como ramo oftálmico o ramo que acompanha o maxilar superior conhecido como ramo maxilar e o ramo que acompanha o maxilar inferior conhecido por ramo mandibular. O nervo trigêmeo é um dos nervos responsáveis por levar as informações referentes às sensações ao cérebro. No rosto ainda existem outros nervos com a mesma característica.

    Dependendo do ramo do nervo que é afetado a dor pode variar bastante assim como o local em que ela se manifesta. Diante dos sintomas é fundamental procurar por ajuda médica. Como a dor da neuralgia do trigêmeo vem repentinamente é frequente e intensa a qualidade de vida do paciente pode ficar consideravelmente prejudicada. Portanto buscar pelo tratamento o quanto antes é o melhor que se há para fazer. O diagnóstico é simples e o tratamento pode ajudar bastante na amenização dos transtornos.

    Como se adquire

    Geralmente é do contato entre um vaso sanguíneo normal como uma artéria ou uma veia com o nervo trigêmeo que a condição é criada. Isto porque quando do contato o nervo pode acabar pressionado em demasia levando à dor característica da condição.Neuralgia do Trigêmeo

    A neuralgia do trigêmeo pode também ser o resultado do envelhecimento assim como pode estar relacionada a outras condições como a esclerose múltipla. Apesar de pouco frequente a neuralgia do trigêmeo também pode ser provocada devido à pressão exercida por algum tumor assim como por lesões cerebrais.

    Sintomas

    Dependendo do ramo do nervo trigêmeo afetado a dor pode variar bastante. A neuralgia do trigêmeo pode ocorrer na região frontal do rosto tomando toda a órbita ocular e também parte do nariz na região malar quando toma o nariz e a parte de cima dos lábios e na região temporal quando afeta o ouvido e o maxilar inferior.

    A dor da neuralgia do trigêmeo pode vir lentamente e ser leve assim como pode também chegar repentinamente provocando uma dor tipo choque elétrico. A dor pode durar alguns segundos e afetar apenas determinadas partes do rosto. Os ataques de dores costumam ser cada vez mais frequentes com o passar do tempo afetando até mesmo os dentes a gengiva e os olhos.

    Diagnóstico

    Diante dos sintomas é fundamental procurar por um médico. Os especialistas mais indicados nesta situação são: neurologista reumatologista e oftalmologista. O médico irá fazer uma série de perguntas de forma a tentar identificar o que vem causando a condição.

    É preciso averiguar o tipo de dor a localização das dores e também o que as provoca. Geralmente no caso da neuralgia do trigêmeo simples atitudes cotidianas podem provocar as dores com sorrir falar fazer a barba escovar os dentes lavar o rosto ou comer por exemplo.

    Além do estudo dos sintomas o exame neurológico pode auxiliar na tarefa assim como uma ressonância magnética. Depois de identificada a condição é preciso dar início ao tratamento de forma a amenizar as dores e outros sintomas da neuralgia do trigêmeo.

    Tratamento

    O tratamento da neuralgia do trigêmeo é geralmente baseado no uso de medicamentos anticonvulsivos ou de medicamentos antiespasmódicos. Na grande maioria das vezes com o uso destes fármacos já é possível chegar a bons resultados.

    Entretanto algumas vezes o corpo acostuma com a medicação e o tratamento deixa de fazer tanto efeito. Outra possibilidade é os medicamentos passarem a resultar em desagradáveis efeitos colaterais. Nestes casos uma cirurgia para correção do nervo trigêmeo pode ser a solução assim com o uso de injeções no local.

    Caso a neuralgia do trigêmeo esteja sendo provocada por outra condição por exemplo algum tumor ou alguma anormalidade no cérebro é preciso antes tratar a condição para se ter bons resultados no tratamento. Seguir à risca o tratamento da neuralgia do trigêmeo é fundamental de forma a reduzir os danos provocados à qualidade de vida visto que as dores são intensas e frequentes.

    Prevenção

    Não existe um modo de prevenir a neuralgia do trigêmeo. O que se deve fazer é ficar atento aos sintomas e buscar por ajuda logo que forem notados. Depois de identificado o problema é necessário seguir o tratamento à risca de forma a evitar a piora na condição e de amenizar os transtornos.

    Como a dor provocada pela neuralgia do trigêmeo é muito intensa e frequente pode haver consideráveis danos na qualidade de vida do indivíduo. Portanto neste caso buscar por ajuda médica o quanto antes é a melhor prevenção.

    Deixe uma resposta