O ataque cardíaco e o estresse da segunda-feira

0
56

ataque cardíaco – mais apropriadamente chamado de infarto do miocárdio – é o processo patológico pelo qual o fluxo de sangue para o miocárdio (ou seja, o músculo cardíaco) é inadequado para as demandas.

Frequentemente causada por aterosclerose , essa condição grave determina a necrose (ou seja, a morte) do tecido miocárdico e a redução da capacidade contrátil do coração .

Segundo curiosos estudos estatísticos, os ataques cardíacos seriam mais frequentes na segunda-feira.

Saiba mais sobre o Infarto

Infarto e Inflamação qual é a sua relação

Tipos de Infarto

Infarto do Miocardio

Infarto e Idade qual a relação

Por que razão?

Os pesquisadores explicaram esse estranho resultado com o fato de que a segunda-feira é, para muitas pessoas, um dia particularmente estressante, pois coincide com a retomada do trabalho após o final de semana.

Para ser mais preciso de tal investigação, na verdade, parece que o estresse causado pelo retorno de exaltar o trabalho de forma significativa os níveis de um hormônio essencial para a vida – o cortisol – produzido pelas glândulas supra-renais e também conhecido como ” hormônio do estresse “.

Um aumento acentuado nos níveis de cortisol tem várias repercussões nos parâmetros vitais de um indivíduo; um deles é o aumento da pressão arterial ( hipertensão ), que é um fator conhecido que favorece a ruptura de qualquer placa ateromatosa presente dentro das artérias coronárias .