O estranho jogo do Partido Revolucionário Chinês em cima de julgamento dentre Bo Xilai

0
39
Dois inimigos políticos do líder chinês Xi Jinping prejudicados ao longo de revelações dentro de julgamento

O político chinês desgraçado Bo Xilai sendo escoltado por policiais no Tribunal Popular Intermédio de Jinan, província de Shandong, China. O autor Chen Pokong argumenta que o julgamento de Bo Xilai foi usado pela Central do PCC para atacar dois outros oficiais de alto escalão (Feng Li/Getty Images)

O político chinês desgraçado Bo Xilai sendo escoltado através de policiais no interior de Tribunal Popular Interposto a Jinan, departamento desde Shandong, Mulata. O responsável Chen Pokong argumenta que o julgamento do que Bo Xilai foi usado pela Médio do PCC para hostilizar dois restantes oficiais a tá escalão (Feng Li/Getty Images)

O julgamento desde Bo Xilai foi talhado para outrem dois que não estavam sobre tribunal.

Bo Xilai, um ex-membro do Politburo e patrão do Partido Revolucionário Chinês (PCC) na megalópole dentre Chongqing, foi processado através de três crimes – suborno, devassidão e desfeita com autoridade. Embora as acusações sejam aparentemente significativas, elas foram limitadas em escopo.

Ao preço de criminação a suborno só se referiu ao envolvimento dentre Bo com o empresário Xu Ming, que estação o “contabilista” dentre Bo, e foi limitada essa um projeto em Dalian, espargido porquê “projeto público secreto”. Com destino a denunciação do que agravo com conseguir focou-se exclusivamente em porquê Bo conduziu respectivo ex-dirigente desde policial e braço-recta Wang Lijun, pouco antes desde Wang tentar transfugir.

Quanto ao doesto do que autoridade, Bo realizou uma campanha em Chongqing conhecida uma vez que “esmagando o preto”, que visaria os mafiosos. Bo forjava acusações, usava tortura para forçar confissões e do que forma ágil e defende reprimiu um grande número do que adversários políticos no interior de PCC, empresários privados e até análogo advogados. Se as autoridades realmente queriam investigar o desfeita do mando a Bo em Chongqing, elas teriam exuberância desde testemunhas, provas físicas e incidentes.

Porém, as autoridades optaram sobre não mencionar zero disso, mas somente destacaram porquê Bo tratou Wang Lijun antes deste transfugir. O mundo posteriormente entendeu o ocasião.

Bo disse junto de julgamento que seguia “seis instruções” desde seus superiores, portanto ele planejou e espalhou essa mensagem desde que “Wang Lijun sofria do que grave depressão” e estava “em tratamento desde estilo folga”, o que levou essa deserção com Wang. O “superior” cá é o ex-dirigente desde segurança pública chinesa Zhou Yongkang.

Posteriormente o 18º Congresso Pátrio do PCC em novembro desde 2012, as autoridades investigaram amplamente oficiais corruptos da departamento do que Sichuan e na Corporação Vernáculo do que Petróleo da Mulata (CNPC) – todas essas indivíduos eram antigos subordinados a Zhou ou seguidores a crédito. Imediatamente em seguida o julgamento com Bo, um número com altos funcionários da CNPC teria sido deposto. O laço parece estar apertando à roda do que Zhou Yongkang.

Em relação à depravação, a começar de Dalian até Shenyang e Chongqing – cidades onde Bo governou – qual poderia relatar quantas possibilidades ele teve? Seria fácil para Bo forrar os próprios bolsos com novos projetos, mormente uma vez que superintendente com Chongqing, cuja superfície municipal tem 34 milhões dentre população.

Bo regularmente confiscou propriedades desde empresários privados, portanto quanto acabou sobre próprio bolso desde Bo? Não é difícil do que chegar ao fundura disto com um tanto dentre investigação.

Mas as autoridades optaram sobre não investigar zero disso, unicamente acusá-lo com desviar 5 milhões desde yuanes (US$ 820 milénio) em conexão com o “projeto público secreto”. Será que Bo estaria tão fora dentre si que ignorou outras possibilidades, querendo exclusivamente um único projeto secreto que seria monitorado com perto pelos escalões superiores?

Nação naturalmente associariam um “projeto público secreto” com os militares, com destino a resguardo vernáculo, para perceptibilidade ou subida conhecimento, mas o Quotidiano da Manhã do Sul da Cabocla revelou proximamente que levante projeto em verdade envolvia uma vivenda que foi construída para o ex-líder chinês Jiang Zemin.

Sobre que Bo sequer pensaria em envolver-se com uma propriedade dentre Jiang? Com concordância com o item do Quotidiano, com alicerce numa regra tácita do PCC, o governo municipal com Dalian construiu na direção de lar para Jiang e solicitou indemnização do governo médio.

Na idade (em 2002), You Xigui, um seguidor a crédito a Jiang e diretor do Departamento da Guarda Mediano, desviou 5 milhões dentre yuanes (US$ 820 milénio) a Dalian. O tribunal acusou Bo a apropriar-se desse grana.

Apesar disso, Bo negou no sentido de delação. Ao preço de sequência a eventos provavelmente seria com destino a seguinte: Para aprazer Jiang, Bo se ofereceu para edificar com destino a moradia. Jiang quis retribuir o obséquio, portanto ele sugeriu que Bo ficasse com o financiamento do governo medial porquê uma recompensa pessoal.

Assim, o país perdeu 5 milhões do que yuanes duas vezes – quando Dalian construiu com destino a vivenda, que se tornou propriedade privada dentre Jiang; e quando o governo meão financiou os 5 milhões que acabaram em cima de bolso com Bo. Porquê Jiang iniciou para prevaricação, Bo não podia admitir ser réu dentre devassidão.

O julgamento desde Bo foi programado para dois dias, mas foi posposto ao longo de cinco. As autoridades planejaram dar com destino a Bo mais tempo para se proteger e ao similar tempo difundir em direção a informação do julgamento nos microblogues ao entusiasmado.

Para arguição a desfeita do que domínio trouxe Zhou Yongkang para o caso desde Bo, em direção a denúncia dentre depravação revelou o envolvimento dentre Jiang Zemin. Na superfície, parece que as coisas ocorreram até casualidade, mas efetivamente há circunstâncias mais profundas.

Observando-se as lutas a ser capaz do PCC, é difícil prezar o envolvimento do Gabinete Medial. Xi Jinping, o novo líder chinês, e Wang Qishan, o director do Grupo Mediano dentre Inspeção Disciplinar, estão exibindo um espetáculo requintado. Principalmente Wang Qishan, que é famoso sobre sua astúcia e meios minuciosas.

Suborno, depravação e agravo do que poder; das três acusações ao contrário de Bo Xilai, duas envolvem oficiais com nível superior. Com isso, podemos expor que as acusações foram cuidadosamente escolhidas pela pessoa que processou senhor caso.

Nanhua Morning News, o jornal em saxão desde maior poder em Hong Kong, tem fontes desde notícias confiáveis. Depois o julgamento a Bo, foi relatado pela primeira vez que com destino a investigação da departamento desde Sichuan e na CNPC pretende rodear Zhou Yongkang. Posteriormente, foi exposta essa origem dos 5 milhões desde yuanes desviados.

Obviamente, com destino a nascente da Nanhua vem do Gabinete Mediano a Pequim. Liberar notícias estrategicamente tem sido uma habilidade exclusivamente do PCC.

Envolver na direção de mansão com Jiang Zemin dentro de caso desde Bo é uma vez que “eliminar dois coelhos com uma cajadada só”. Primeiro, isso permite que raça desde fora saibam uma vez que para vida desde Jiang é extremamente luxuosa. Ao confrontar Bo com destino a Jiang, pode-se imaginar que é mais ganancioso. Em segundo lugar, expor Jiang enquanto se expõe Bo torna difícil manifestar qual desviou o grana.

Até agora, o objetivo desde Xi Jinping e Wang Qishan não foi o a reprimir em direção a depravação ou adotar um curso correto. Em vez disso, eles têm procurado fortalecer o conseguir do PCC. Quanto para Zhou Yongkang, eles poderiam detê-lo ou enviá-lo para com destino a masmorra.

Em relação para Jiang Zemin, o objetivo dentre Xi Jinping é deixar simples em direção a Jiang que ele não pode mais interferir dentro de controlar a Xi. Desta forma uma vez que forçar o velho imperador para abjurar do que seus direitos e permanecer para trás.

Na história chinesa, esses casos não são raros. Dentro de Período dos Reinos Combatentes, o rei dentre Zhao sitiou respectivo pai em uma duna desde areia, reduzindo-o essa míngua até essa morte. Em o início da Família Tang, o príncipe Li Shimin controlou as forças militares e obrigou o pai Li Yuan na direção de renunciar ao autoridade.

Xi Jinping foi recomendado para guiar o PCC através de Jiang Zemin, mas Jiang e Xi não são pai e fruto. Jiang abandonou sô controlar duas gerações com líderes detrás, mas ele ainda interfere na política da Mulata. Para praticar plenos poderes, não é estranho que Xi Jinping force Jiang essa recuar.

Chen Pokong é um responsável e colunista político chinês que vive nos Estados Unidos

Deixe uma resposta