O que causa Anemia?

    0
    33

    A anemia

    Condição caracterizada pelo conteúdo de hemoglobina abaixo do usual no sangue a anemia é o resultado da falta de um ou mais dos nutrientes essenciais ao corpo humano. Dentre os nutrientes que quando em falta levam à anemia podemos destacar por exemplo o zinco o ferro a vitamina B12 e as proteínas. No entanto é a deficiência em ferro o fator que mais comumente leva ao desenvolvimento da anemia sendo esta chamada de Anemia Ferropriva.

    O ferro é essencial para o bom funcionamento do organismo pois atua na fabricação das hemácias e no transporte de oxigênio para todos os locais do corpo. Portanto a deficiência em ferro é seríssima e leva ao desenvolvimento dos sintomas da anemia. O não tratamento da anemia pode levar a sérias complicações de saúde. Além disto a anemia está entre as mais comuns causas primárias de morte fetal. O tratamento da anemia costuma ser bastante efetivo por isso não deixe de procurar por ajuda diante dos primeiros sintomas.

    O que causa a anemia?

    As anemias são provocadas pela falta de nutrientes tais como o zinco o ferro a vitamina B12 e as proteínas por exemplo. O mais comum tipo de anemia é aquele provocado pela falta de ferro chamada de Anemia Ferropriva. Esta anemia é portanto resultado da falta de ferro no organismo.

    O ferro é importantíssimo para o corpo humano já que participa do transporte do oxigênio e da síntese das hemácias. Quando há falta de ferro causas da anemiaficamos diante deste tipo de anemia que leva ao desenvolvimento dos sintomas característicos.

    A deficiência em ferro é resultado de uma má alimentação assim como de uma biodisponibilidade. Gestantes devem ter atenção à condição visto que os tecidos maternos e fetais demandam grande quantidade de ferro durante a gravidez.

    Fatores de risco

    Algumas pessoas já são mais predispostas do que outras para o desenvolvimento da anemia condição caracterizada pela deficiência de certos nutrientes tais como o ferro o zinco as proteínas e a vitamina B12.

    Mulheres grávidas estão enquadradas no grupo de risco para tanto e devem ter muita atenção durante a gravidez ao consumo de ferro pois os tecidos maternos e fetais demandam bastante quantidade do nutriente.

    A má alimentação é o fator que mais é levado em conta para o diagnóstico da anemia visto que é a deficiência do consumo de certos nutrientes que leva a tanto. Por isso pessoas que não têm acesso a alimentos ficam também enquadradas no grupo de risco.

    Sintomas

    A carência de ferro leva ao desenvolvimento de sintomas um tanto quanto inespecíficos e na grande maioria das vezes é preciso realizar uma série de exames para determinar o que vem causando a condição.

    Diante de sintomas como fadiga apatia anorexia pouca disposição dificuldade para aprendizagem e palidez por exemplo um médico deve ser consultado para que uma avaliação seja feita e para que o tratamento mais adequado tenha início.

    É muito importante ficar atento aos sintomas e procurar pela ajuda de um médico o quanto antes pois uma anemia não tratada ou não precocemente detectada pode levar ao desenvolvimento de sérias complicações. Por isso não hesite em procurar pela ajuda de um médico diante dos sintomas ou de suspeitas de anemia.

    O que fazer?

    O diagnóstico da anemia deve ser feito o quanto antes de forma a evitar complicações como retardo no crescimento dificuldade de aprendizagem apatia pouca produtividade perda da capacidade cognitiva e baixo peso. A anemia é também uma das principais causas de morte prematura por isso é fundamental ter atenção à alimentação durante a gravidez.

    Diante de suspeitas de anemia é preciso recorrer a exames laboratoriais para medir o nível de hemoglobina visto que o ferro está envolvido na síntese das mesmas. O nível de hemoglobina deve ser maior do que 110 g/dl para crianças de 6 a 60 meses e para mulheres grávidas.

    O tratamento da anemia envolve o fornecimento do nutriente faltante. No caso de ferro por exemplo é fundamental fornecer fígado e vísceras escuras assim como carnes de aves e de peixes. O ácido ascórbico ajuda na absorção do ferro e também é utilizado para o tratamento da anemia sendo encontrado em frutas cítricas de uma forma geral.

    Prevenção

    A principal medida preventiva no caso da anemia é ter atenção aos hábitos alimentares. Algumas pessoas vivem em situações bastante precárias e não têm acesso a alimentos quaisquer por isso ficam consideravelmente predispostas a tanto.

    Consumir os níveis adequados de ferro de zinco de vitaminas e de proteínas é fundamental para a prevenção da anemia assim como procurar por um médico diante de sintomas ou de suspeitas de forma a dar início ao tratamento o quanto antes e de não colocar a saúde em risco. Além disto realizar exames de rotina e consultar um médico periodicamente é um dos meios de evitar este e outros problemas pois organismo fica melhor monitorado.

    Deixe uma resposta