O que é a fisioterapia?

0
185
Fisioterapia o que é?

O que é a fisioterapia?

Vivemos num mundo cheio de possibilidade de acidentes, cheio de riscos de doenças e ninguém está imune a nada. Nesse cotidiano cheio de problemas, existem profissões que nos auxiliam a resolver esses problemas e conviver com as nossas dificuldades.
Hoje o assunto será fisioterapia.

Definição

Definição do que é fisioterapiaPor definição a Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. A gestão da fisioterapia necessita da compreensão das estruturas e funções de todo o corpo humano.
A fisioterapia faz o estudo , diagnostico, prevenção e tratamento desses distúrbios, entre outros, cinético-funcionais que são decorrentes das alterações do órgãos e sistemas humanos. A fisioterapia ainda possuí um efeito analgésico. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal na vida do paciente.
A fisioterapia poderá ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

Com uma formação curricular extensa e concisa permitirá ao fisioterapeuta, ter a capacidade de avaliar e consultar o paciente, e assim formular um diagnóstico fisioterapêutico (cinesiológico-funcional), de acordo com a normatização profissional do Brasil.

Fases da Fisioterapia

Processo de reabilitação

Como o nome diz é um processo reabilitação do paciente para os movimentos e até a vida social do mesmo, sedo assim, o profissional de fisioterapia tem o objetivo de restaurar os movimentos e funções que foram comprometidas depois de algum acidente ou mesmo patologia.


Veja maiores informações

Tratamento Quiroprático com Fisioterapia oferece alívio duradouro

Áreas de Atuação da Fisioterapia

Simbolo da Fisioterapia 


O sucesso da reabilitação não está implícito diretamente se o paciente conseguirá voltar a ter a capacidade física que tinha antes e sim na qualidade de vida que ele terá.

O fisioterapeuta atua também como integrante de equipes multiprofissionais de saúde ao lado de enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, psicólogos e médicos.

O que é Fisioterapia e sua fases de atuação

Nessa fase é mais comum e conhecida do grande público, porém não para só nisso.

Reintegração

Logo após a fase de reabilitação, vem a fase de reintegração, que é a fase aonde o paciente é colocado em situações do cotidiano, pois sendo a última fase, o objetivo é de reintegrar o mesmo no ambiente externo.

Naquelas pessoas que sofreram sequelas ou traumas irreversíveis, essa integração se dará mediante ao treinamento e adaptação do paciente as suas limitações, ou seja, a muletas, bengalas e até próteses. Tudo isso permitindo com que a pessoa tenha um nível de independência satisfatório.

Deixe uma resposta