O que é Carboxiterapia?

0
235
 A Carboxiterapia

É um dos procedimentos estéticos mais antigos da medicina estética. Apesar de o nome do método ser novo era feito principalmente para tratamentos de lesões vasculares. Na carboxiterapia é feita uma infusão de gás carbônico em diferentes camadas da pele. O método sempre se mostrou bastante eficaz e está em praticamente todas as clínicas de estética brasileiras e fora do país também.

 Confira aqui no SaúdeMedicina como funciona os casos em que a carboxiterapia é indicada os resultados e dicas importantes para fazer o tratamento.

De longa data

Desde o início do século XX a carboxiterapia é aplicada pelos médicos. Em 1932 na França e na Itália neste mesmo ano em uma estação de águas termais a técnica foi utilizada em pacientes com arteriopatia periférica úlceras diabéticas e vasculares feridas e dores crônicas. Pacientes se deslocavam de todas as regiões da Europa para fazer o tratamento.

As propriedades farmacológicas do gás carbônico foram descobertas porque os pesquisadores estavam tentando envasar a água para tratamento domiciliar. Aí começaram a injetar o anidro carbônico via subcutânea fazer banhos de gás carbônico ou em água com gás. No final do século que a aplicação injetável se difundiu e se popularizou. O primeiro equipamento fabricado em 1953 foi utilizado exclusivamente na área de cardiologia. Nos últimos 5 anos foi comprovado pela medicina os benefícios estéticos da Carboxiterapia e divulgado no Brasil por meio de congressos e conferências na área de Dermatologia.

carboxiterapia3

Como funciona

Por ser um tratamento simples às vezes a carboxiterapia fica “ofuscada” por outros aparelhos modernos que prometem praticamente os mesmos resultados. Mas é uma solução bem eficaz para tratar celulites estrias cicatrizes fibroses na pele e até olheiras. É feita com um aparelho acoplado a um cilindro de gás carbônico medicinal. Este equipamento regula a saída do gás para uma seringa com a agulha mais fina disponível para estes tratamentos. A profundidade varia a cada caso e região aplicada. As sessões duram em média 30 minutos.

É dolorido ao aplicar a agulha na pele e geralmente ficam alguns hematomas nos dois primeiros dias. Use protetor solar para evitar manchas posteriores na pele. Só pode ser feita por médicos pois é um procedimento mais invasivo utiliza injeção do gás na pele. O número de sessões indicado é de 5 a 10 mas os resultados são progressivos. No caso do tratamento para a celulite pode ser feito em dias alternados e para estrias e cicatrizes uma vez por semana. Pode ser tratada mais de uma região por sessão e o gás carbônico não é absorvido pelo organismo não é tóxico e está presente normalmente no nosso organismo como um agente intermediário ao metabolismo celular.

Benefícios

Foi comprovada a eficácia desta técnica para a flacidez da pele e para as gorduras localizadas. A Universidade de Siena na Itália recentemente começou a aplicar o gás carbônico em tratamentos terapêuticos complementares em cirurgias de lipoaspiração aumentando a drenagem dos vasos que causam a fibrose pós cirurgia.

carboxiterapia2Muitos médicos usam o tratamento para os casos de celulite. Já que a terrível gordurinha que incomoda tanto as mulheres tem as fases do edema gordura e fibrose a carboxiterapia é um dos únicos métodos que também atinge essas três fases. O edema é resolvido pela dilatação dos vasos e otimização da circulação a fibrose é rompida pela injeção de gás e a gordura mais facilmente queimada pelo aumento do metabolismo local.

No caso das estrias o gás carbônico também é bastante funcional pois ele faz a distensão do tecido da cicatriz que é aquela elevação que fica bem visível durante o tratamento. O espaço é preenchido com gás carbônico e ainda estimula a formação de colágeno na região. Os benefícios são bem visíveis em estrias ainda avermelhadas mas também funciona para amenizar as estrias brancas.

Para tratar as olheiras a carboxiterapia estimula a melhora da circulação e formação de novos vasos sanguíneos que amenizam a aparência escurecida. Para a flacidez da pele o benefício está na formação de colágeno e elastina.

Entre outros benefícios o gás carbônico também ajuda a estimular a formação de novos vasos sanguíneos melhora a irrigação de sangue nos tecidos e também na região tratada.

LEAVE A REPLY