Os benefícios da batata doce para a saúde

0
79
A batata doce

Originária das Américas Central e Sul a batata doce é também chamada de Ipomoea batatas L.. Podendo ser encontrada com facilidade desde o México até a Colômbia há relatos de seu uso há mais de 10 mil anos tendo sido encontradas batatas secas em cavernas no Peru e em escritos arqueológicos da região em que viviam os Maias na América Central.

Pertencente à família botânica Convolvulacae que tem mais de 50 gêneros e mais de 1000 espécies a batata doce é de cultivo econômico. A espécie aquática é cultivada especialmente na China e na Malásia sendo os brotos e as folhas consumidos como tipos de hortaliça.

A batata doce pode ser encontrada nas cores externas roxa branca ou amarelada. Classificada de acordo com o formato o tamanho a cor interna e a cor das folhas ela tem o seu período de safra de janeiro a julho no Brasil.

Propriedades da batata doce

Cada 100 gramas de batata doce tem cerca de 116 calorias. Rica em carboidratos contem principalmente vitaminas do complexo B vitamina A cálcio ferro e fósforo. De baixo índice glicêmico a batata doce faz muito bem para a saúde sendo muito utilizada por fisiculturistas e atletas de uma forma geral.

Fonte de vitamina C e poderosa antioxidante a batata doce pode ser consumida cozida em água fervente com a panela tampada de forma a não perder nutrientes. Outras formas de consumo são assada ou frita entretanto ela não é tão saudável quando frita pois gordura em excesso é altamente prejudicial à saúde. Preparada junto de carnes e legumes fica uma delícia podendo também ser usada para rechear tortas e doces.

Em local seco e arejado a batata doce fica conservada por até 20 dias. Suas folhas também podem ser consumidas e são de alto valor nutritivo. Confira abaixo alguns benefícios da batata doce para a saúde.

Estimula o aparelho digestivo e reduz o risco de enfisemas

A batata doce é uma excelente fonte de fibras dietéticas o que influencia para o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disto estudos recentes comprovaram que a batata doce é capaz de remover metais pesados como o mercúrio e o arsênio do trato digestivo.

Fumantes devem ingerir grandes quantidades de vitamina A já que a deficiência nesta vitamina associado ao tabagismo eleva o risco de um enfisema pulmonar. Por fornecer mais de 90% das necessidades diárias de vitamina A ao corpo a batata doce é portanto altamente recomendada nestes casos.

batata-doce

 

Acalma o estômago e reduz os níveis de açúcar no sangue

A batata doce é um ótimo calmante para o estômago pois rica em vitaminas do complexo B potássio cálcio vitamina C e beta caroteno ela previne o surgimento de úlceras. Além disto por ser rica em fibras a batata doce ajuda a prevenir a acidez e a prisão de ventre consequentemente reduzindo também risco de úlceras no estômago. Quando da existência de úlceras a batata doce atua como um anti-inflamatório e auxilia no combate à dor.

A batata doce possui carotenoides que podem ajudar o corpo a estabilizar o nível de açúcar no sangue. Além disto a quantidade de vitamina B6 que possui auxilia na resistência do coração de pessoas diabéticas. O teor de fibras da batata doce ajuda também na redução do nível de açúcar no sangue assim como no controle do colesterol.

Previne artrite e auxilia na queima de gordura

Rica em beta-criptoxantina a batata doce é capaz de atuar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas como por exemplo a artrite reumatoide. Além disto por ser rica em vitamina C a batata doce potencializa o efeito do colágeno reduzindo consideravelmente o risco de desenvolvimento de várias formas de artrite.

A batata doce é também grande aliada de quem pratica atividades físicas sendo uma ótima fonte de energia. Além de fornecer energia a batata doce é capaz de ajudar na queima de gordura e no ganho de massa muscular já que libera lentamente glicose no sangue.

Fortalece o sistema imunológico e é antioxidante

Bunch of sweet potatoes in a wooden crate

A batata doce é rica em vitamina C fundamental para a construção dos ossos e para a cicatrização. A vitamina C é também uma das grandes responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico portanto investir no seu consumo ajuda a manter o corpo forte saudável e protegido.

Outro benefício do consumo de batata doce é o fato de ela atuar como um antioxidante natural por ser rica em uma proteína que age neste sentido. Além de reduzir os sinais da idade a batata doce ainda protege o cérebro e outras partes do sistema nervoso de inflamações diversas.

Enfim são muitos os benefícios quando do consumo da batata doce. Ingerir alimentos naturais é algo fundamental de forma a manter o organismo sempre protegido. Aposte no consumo de raízes legumes frutas e verduras e viva mais e melhor.

Deixe uma resposta