Os Benefícios da Caminhada

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 Não se esqueça: comece aos poucos

Um dos primeiros conselhos de médicos após consultar pessoas sedentárias obesas ou com variados problemas de saúde é: faça caminhada. É muito simples e barato caminhar por aí. Você pode andar qualquer horário do dia em locais planos ou acidentados o importante é ter um tênis bacana e roupas leves. Atividade perfeita para corpo e mente a caminhada apresenta uma gama de benefícios à sua saúde mas antes de correr pela rua acolhedora perto de casa parque ou no calçadão da praia é preciso ter alguns cuidados.

Se você é sedentário não é a atitude certa procurar andar 10 15 20 quilômetros e querer bater recordes. O exagero na atividade física pode provocar de micro-lesões a complexos problemas no joelho além de oferecer riscos ao coração. É bom ir devagar e inicialmente fazer caminhadas curtas respeitando os limites do seu corpo.

Especialistas dizem que cerca de 30 minutos diários de caminhada já são suficientes para a manutenção da saúde física e mental. Além de prevenir alguns tipos de câncer evitar quadros de depressão e ansiedade e controlar a pressão arterial o saudável hábito proporciona bem estar e caso você tenha o privilégio de morar em uma cidade com muitas áreas verdes é uma oportunidade incrível de você estabelecer um contato direto com a natureza. Não há nada mais relaxante e prazeroso pode acreditar.

Estes são os principais benefícios deste incrível exercício que pode ser praticado por pessoas de diferentes idades.

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Previne a osteoporose – A constante impacto que a caminhada provoca é muito bom para os ossos. Toda a movimentação do corpo proporciona maior estimulo elétrico nas formações ósseas o que aprimora a absorção do cálcio nos ossos. O cálcio é um dos minerais mais importantes para a saúde óssea.

Sensação de bem estar e tranquilidade – Ao caminhar seu organismo libera grande quantidade de endorfina o hormônio associado ao prazer e a alegria. Praticar essa atividade é a maneira mais fácil de você afastar o estresse do dia a dia que tanto atrapalha sua concentração para tarefas importantes quanto favorece o surgimento de muitas doenças.

Minimiza o cansaço e a indisposição – Se você rotineiramente sente-se exausto e sem a mínima disposição para concluir as demandas do dia a caminhada é um ótimo remédio. A atividade proporciona aumento nos níveis de adrenalina e outras substâncias capazes de deixá-lo mais ativo.

Excelente para emagrecer – Eis o motivo pelo qual a maioria das pessoas tem vontade de começar a andar de forma rotineira. Quem caminha emagrece pois o corpo trabalha em ritmo mais intenso e dessa forma a queima de gordura é estimulada. Além disso a atividade também promove a aceleração do metabolismo o que é ideal para a perda de peso.

Pode-se dizer que por minimizar o estresse a caminhada é uma das principais tarefas daquela ficha colocada na geladeira com as tarefas para emagrecer. Com mais tranquilidade e alegria você terá muito mais empenho para comer melhor e resistir às guloseimas hipercalóricas.

Fortalece o coração e evita infarto e AVC – Por uma série de fatores a caminhada é importante para a saúde cardiovascular: menos estresse emagrecimento bem estar etc. A movimentação do corpo também melhora a circulação do sangue e torna as artérias vasos e veias mais fortes facilitando todo o transporte sanguíneo pelos principais órgãos.

Outros benefícios

  • Fortalece o pulmão
  • Retarda o envelhecimento
  • Aprimora as funções cerebrais
  • Melhora a postura
  • Melhora a qualidade do sono

Dicas especiais antes da atividade

Com tantos benefícios comprovados começar a caminhar é a melhor decisão que você pode tomar quando pela qualidade de vida e saúde. Antes de iniciar é preciso saber ter atenção a alguns detalhes para que o valioso exercício não ofereça riscos.

  • Escolha o tênis ideal: Procure modelos confortáveis com bons amortecedores para evitar problemas musculares ou nas articulações.
  • Ande corretamente: Ao caminhar mantenha os dedos dos pés para frente e sempre toque primeiramente com o calcanhar.
  • Beba água: Antes e após a atividade beba água. Hidratação é fundamental
  • Consulte o médico: Esta talvez seja a recomendação mais importante. Consulte o seu médico antes de iniciar a atividade afinal é super importante que a sua condição clínica seja avaliada.

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