Os benefícios do chá de camomila

0
102
A camomila

Planta medicinal pertencente à família das Asteraceae a camomila chegou ao Brasil junto da intensa imigração europeia durante o final do século XIX. A camomila é utilizada em farmacopeias de mais de 16 países sendo a planta medicinal mais usada em todo o mundo.

A camomila é bastante encontrada na região central da Europa especialmente na Alemanha. Também conhecida como Macela Mançanila e Matricária a camomila é uma plante de pequeno porte algo em torno de 25 a 30 cm de altura. Suas flores lembram margaridas e o aroma é doce e intenso.

De grande poder calmante a camomila ainda pode ser usada para o controle de dores de estômago e de garganta por exemplo. A planta pode ser utilizada com o intuito de curar gripes e resfriados. Atualmente a camomila pode ser encontrada tanto in natura quanto em saquinhos prontos para o preparo e consumo do chá. Este é um dos mais consumidos no Brasil e no mundo sendo que agrada pessoas de diferentes faixas etárias.

O chá de camomila

Acredita-se que o chá de camomila tenha sido descoberto por acaso no ano de 1843. Uma camponesa habitante de Ohio nos Estados Unidos teria feito uma infusão com as plantas e passou a comercializar o líquido na região.

A bebida de características confortantes e de sabor doce e agradável conquistou muitas pessoas. Diz a lenda que o chá de camomila recebeu este nome pois a camponesa que o preparava se chamava Mila. Os clientes quando chegavam à sua propriedade ficavam na porta gritando “come on Mila. Please” ou seja vamos Mila por favor. Daí teria surgido o nome Come on Mila parecido com camomila.

Como preparar o chá

O preparo do chá é fácil e rápido. É possível encontrar hoje em dia nos mercados tanto a planta in natura quanto em saquinhos bastando apenas colocar na água quente. Para o preparo com a planta em si recomenda-se adicionar 1 colher de sopa de camomila para cada xícara de água.

Esquente uma ou duas xícaras de água no fogão ou no micro-ondas e deixe alcançar a fervura. Em seguida adicione a erva apague o fogo e espere cerca de 10 minutos para beber. Coe e tome o chá especialmente depois das refeições pois ajuda bastante na digestão.

Os benefícios do chá de camomila

O chá de camomila é um excelente calmante sendo esta a sua propriedade mais conhecida por todos. É indicado para pessoas que sofrem de insônia tomar uma xícara do chá sempre antes de dormir pois ele ajuda a relaxar e é um bom indutor do sono.

Outro benefício do consumo regular do chá de camomila é o controle de cólicas menstruais. As mulheres egípcias faziam uso do chá com esta finalidade visto que a camomila é rica em um composto que ameniza os espasmos musculares. Além disto o chá de camomila é eficiente no combate a hemorroidas sendo que existe uma pomada feita com a planta exatamente para esta finalidade.

cha-de-camomila

O chá de camomila é muito útil também para quem sofre de problemas gástricos. A planta é capaz de aliviar dores de estômago e auxilia na digestão de uma forma geral. Outro chá bom para a digestão é o de hortelã e misturar os dois chás fica realmente uma delícia. Para o fortalecimento do sistema imunológico o chá de camomila também é muito eficiente ajudando portanto no controle e na prevenção de gripes e de resfriados. A camomila também é eficiente para a cicatrização de feridas tendo sido utilizada até mesmo pelos gregos e romanos com esta finalidade.

Por fim vale a pena destacar os benefícios do consumo do chá de camomila com relação ao controle da diabetes e à prevenção de cânceres. Acredita-se que a camomila seja eficiente no controle da hiperglicemia e proteja o corpo das células cancerígenas.

Outras informações

Algumas pessoas podem ser alérgicas à planta o que levaria a complicações como a impossibilidade de respirar. Caso a pessoa seja alérgica a plantas da mesma família da camomila como a margarida a ambrósia e a calêndula é preciso ter atenção quando do consumo do chá.

O chá de camomila não é indicado para mulheres grávidas pois acredita-se que a planta aja como um estimulante uterino. Além disto pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o consumo do chá já que contem cumarina e poderia aumentar a chance de novos sangramentos.

Em casos de superdose de medicamentos à base de camomila efeitos adversos como náuseas podem surgir. No entanto de uma forma geral o chá pode ser consumido a toda hora por pessoas que não estejam enquadradas nas observações feitas acima. Este chá assim como todos os outros é excelente para a saúde e deveria ser cada vez mais consumido especialmente após as refeições e no final da noite.

LEAVE A REPLY