Os benefícios do feijão para a saúde

0
65
O feijão

Um dos mais antigos alimentos consumidos pelo homem o feijão fez parte da dieta de uma série de civilizações. Estudos indicam que o feijão já era cultivado cerca de 10.000 a.C. na América do Sul mais exatamente na região em que hoje está o Peru. Posteriormente o feijão foi levado da Caverna Guitarrero no Peru para a região em que hoje está o México. Existem evidências em sítios arqueológicos de que o feijão lá já era consumido cerca de 7.000 a.C..

Em todo o mundo existem vários tipos de feijão que são utilizados com finalidade alimentícia religiosa ou social. Na época da Roma Antiga por exemplo o feijão era usado como uma moeda em jogos e na elaboração de pratos para os Imperadores. Apicius gourmet que viveu na época de Augusto assinou uma série de receitas. Já para os Budistas que não consomem carne o feijão possui um alto valor nutritivo. Na Grécia Antiga o feijão era servido como um lanche para os homens durante as discussões políticas. No Brasil o feijão compõe um dos mais famosos pratos: o arroz com feijão. A feijoada também não fica atrás e faz enorme sucesso. Dentre os tipos mais consumidos em nosso país estão o feijão preto branco fradinho e carioca. Todos os tipos de feijão oferecem uma série de benefícios. Sem dúvidas é muito importante adquirir o hábito de incluí-lo na dieta de forma a evitar transtornos futuros e de manter a boa saúde.

benefícios do feijãoOs benefícios do feijão para a saúde

Existem vários tipos de feijão e todos oferecem uma série de benefícios. O feijão branco por exemplo ótimo para sopas e saladas ajuda a emagrecer ao retardar a absorção de açúcar. Já o feijão verde muito consumido no Nordeste do Brasil é excelente fonte de proteína e vitaminas.

São muitos os benefícios oferecidos quando do consumo regular de feijão. Eles ajudam a prevenir o surgimento de cáries por exemplo assim como no controle do peso. Além disto eles são excelentes para quem sofre de prisão de ventre e de diabetes. O feijão é uma grande fonte de proteínas e ainda ajuda na prevenção de doenças degenerativas e de cânceres. Para completar o feijão é excelente fonte de vitaminas do complexo B e de minerais.

Fonte de proteína vitaminas e sais minerais

O feijão oferece proteína vegetal ao corpo humano que não consegue produzir sozinho este tipo de proteína. Essencial para os ossos a pele os músculos e os órgãos é necessário incluir esta e outras fontes de proteínas vegetais na dieta.

Rico em ferro o feijão é grande aliado no combate à anemia. Além disto ele é também rico em zinco e em magnésio o primeiro fundamental para uma série de reações químicas e o segundo para a saúde dos ossos do cérebro e do sistema nervoso. O feijão é também excelente fonte de vitaminas do complexo B especialmente de ácido fólico ou B9. A vitamina B9 é essencial para o combate à anemia fraqueza e cansaço. Além disto ela é fundamental para mulheres grávidas pois impede deformidades no feto.

Combate à prisão de ventre e controle do peso

Rico em fibras o feijão ajuda a aumentar o volume das fezes auxiliando no bom funcionamento do intestino. Além disso as fibras solúveis são a base de substâncias que melhoram o desempenho das células do intestino os ácidos graxos de cadeia curta ou AGCC.

Ao auxiliar no combate à prisão de ventre o feijão ajuda também no controle do peso. Para completar as fibras dão uma sensação maior de saciedade pois elas viram uma espécie de gel no estômago fazendo com que a pessoa coma menos.

Combate a cáries e diabetes

A combinação de arroz com feijão oferece uma dose extra de flúor para o organismo ajudando desta forma no combate a cáries. Isto porque estes alimentos ficam na saliva de quem os consomem aumentando a absorção do flúor presente na água tratada.

Outro benefício do consumo do feijão é que as fibras fazem com que o açúcar seja absorvido mais lentamente pelo organismo evitando com isto picos de hiperglicemia auxiliando no controle da diabetes.

Prevenção de cânceres e doenças degenerativas

Por fim vale a pena destacar a importância do consumo do feijão para o combate de doenças degenerativas e de cânceres. Fonte de compostos fenólicos o feijão ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de uma série de doenças degenerativas e de alguns tipos de cânceres.

Além disto o consumo de feijão ajuda no controle da obesidade e dos níveis de colesterol evitando desta forma o desenvolvimento de várias complicações e de condições que poderiam levar a doenças degenerativas. Estes são apenas alguns dos benefícios oferecidos quando do consumo do feijão. Sem dúvidas ele é muito importante para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Deixe uma resposta