Os benefícios do limão para saúde

0
51
 O limão

Também conhecido como Citrus Limonus o limão é uma das mais famosas plantas da família das Rutáceas. Originário da Índia o limão geralmente possui uma coloração verde e bem brilhante com algumas nervuras mais aparentes. As folhas são parecidas com a da laranja longas e lisas. Já o próprio fruto é ovalado e rico de um suco ácido que lhe confere o sabor característico. Existem várias espécies de limão sendo que algumas amadurecem mais no inverno e outras no verão. Algumas delas são: limão de casca lisa limão siciliano limão galego limão rosa e limão branco por exemplo. Como um agente medicinal o limão oferece benefícios diversos sendo também fundamental em práticas culinárias.

Já faz milênios que os indianos e os chineses cultivam o limão. Foram os povos árabes que tornaram ele mais conhecido na Palestina e no Egito. Na Europa o limão foi introduzido por Alexandre o Grande sendo que os gregos já o consideravam um milagroso remédio muito tempo atrás.O limão atua em diferentes áreas. Alguns estudos indicam que ele pode até mesmo curar mais de 200 doenças. Sem dúvidas o consumo do limão traz uma série de benefícios à saúde.

Os benefícios do limão para a saúde

O limão é capaz de atuar na cura das mais diversas doenças além disto ele oferece uma série de benefícios à saúde. Todos os tipos de limão são muito poderosos no entanto é do limão de casca lisa que mais temos pesquisas a respeito no ocidente. Alguns dos benefícios são por exemplo o auxílio na digestão a limpeza da pele o efeito no humor o hálito refrescante a hidratação do sistema linfático entre outros.

Tomar suco de limão todas as manhãs é um hábito que deveria ser desenvolvidos por todas as pessoas pois só traz benefícios ao corpo. Abaixo trataremos de alguns dos efeitos positivos da introdução deste hábito no dia a dia.

Força para o sistema imunitário

com-limao-620x350O limão é muito rico em vitamina C. Por este motivo ele fortalece o sistema imunitário e deixa as pessoas longe de uma série de doenças. Além disto ele é rico em potássio que estimula o funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. O limão tem também um efeito anti-inflamatório auxiliando no tratamento de uma série de condições.

O ferro presente no limão também possui propriedades importantes para o sistema imunitário. Além disto o limão é rico em saponinas que possuem propriedades fundamentais no combate ao surgimento de gripes e de resfriados especialmente.

Limpa a pele e melhora o humor

A limpeza da pele é um dos benefícios do consumo regular do limão. Isto porque o limão é rico em vitamina C e antioxidantes que combatem os radicais livres diminuem as manchas e as rugas. Além disto a vitamina C confere à pele um brilho único ao mesmo tempo em que mata bactérias causadoras da acne.

É das moléculas e dos átomos que o corpo humano recebe energia dos alimentos. O limão é um dos alimentos que mais possui íons de carga negativa dando ao organismo ainda mais energia para a digestão. Os íons de carga negativa são também os responsáveis pela melhora no humor assim como auxiliam o funcionamento do cérebro e nos permitem pensar melhor.

Ajuda na perda de peso e hidrata o sistema linfático

Ricos em fibra pectina os limões ajudam a combater a vontade de comer. Pessoas que possuem uma dieta alcalina conseguem perder peso mais rapidamente do que as que não possuem assim como têm condições de tomar melhores decisões durante o dia. Tomar todas as manhãs um suco de limão feito com água morna traz muitos benefícios à saúde.

A água morna com limão é também responsável pela hidratação do sistema linfático o que leva à reposição dos fluídos do corpo. Além disto o limão ajuda a combater os efeitos colaterais da falta de água como cansaço prisão de ventre e falta de sono por exemplo.

Ajuda na digestão e equilibra os níveis de PH

O suco do limão auxilia na eliminação de uma série de toxinas. Ele leva o fígado a produzir mais bílis ácido essencial para a digestão além de ser rico em vitaminas que também ajudam neste processo. Tomar um suco de limão feito com água morna todas as manhãs auxilia na digestão e consequentemente na perda de peso.

O limão possui importantes propriedades alcalinas que ajudam na metabolização. Rico em ácido escórbico e em ácido cítrico o limão é facilmente metabolizado pelo corpo. Beber suco de limão todos os dias auxilia o corpo a remover a acidez do organismo. As doenças acontecem somente quando o PH do corpo está ácido daí a importância dele. Por fim o limão ajuda na remoção de ácido úrico nas juntas o que leva a uma redução de diversas dores e de inflamações.

Compartilhar
Artigo anteriorOs riscos de tomar termogênicos
Próximo artigoBenefícios da Biotina

Deixe uma resposta