Os perigos das Dietas sem Orientação

    0
    60

    Por que as pessoas fazem dieta?

    Hoje em dia o sonho de muitos homens e mulheres é ter um corpo perfeito e bonito. Para atingir o objetivo estas pessoas fazem literalmente de tudo. Elas recorrerm a cirurgias invasivas e a técnincas agressivas por exemplo sem haver necessidade para tanto.

    O grande problema é que vivemos em um periodo de imediatismo. Queremos tudo na hora e sem grandes esforços. No entanto para atingirmos nossas metas é preciso persistência e dedicação. Porém não da forma como a grande maioira das pessoas pensa pelo menos não neste quesito.

    Para emagrecer não precisamos fazer dieta. O fundamental é fazer uma reeducação alimentar. Durante as dietas nos privamos de comer uma série de coisas que nos fazem felizes. Mais preocupante ainda que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Não devemos cortar os carboidratos nem as proteínas e nem os doces. Tudo o que ingerimos tem um papel único no conjunto do nosso corpo. É preciso ter equilibrio. Além disto é muito difícil vivermos privados de comer alguma coisa do que gostamos. Desta privação vem a insatisfação. E com isto nada funciona. As dietas são importantes para pessoas em condições especiais como portadores de diabetes de obesidade e de outros transtornos. Para quem deseja emagrecer o indicado é ler muita coisa. Isto mesmo: ler.

    Dieta Infográfico

    Ler para emagrecer

    O hábito de ler é fundamental. Pessoas bem informadas vão além. Elas entendem as coisas de uma forma mais ampla e conseguem o que querem com menos esforços. Quando fazemos dietas somos aconselhados a deixar de comer tal e tal coisa. Mas por qual motivo? É isto o que devemos nos perguntar.

    Além disto é importante ler as tabelas dos alimentos para saber exatamente o que se está comendo. Não devemos nos privar de nada mas o ideal é ingerir tudo com equilibrio. Portanto leia e aprenda direitinho o que está fazendo antes de sair se privando de comer certos alimentos.

    As dietas mais famosas

    Existem muitas dietas que fazem sucesso. E as chamadas “celebridades” são as principais divulgadoras deste método. É possível emagrecer com uma dieta sem dúvidas. E o melhor é que elas trazem resultados rápidos. Porém é tudo pura ilusão. Caso o obejtivo seja emagrecer para mostrar o corpo bonito em um final de semana em que terá a festa da empresa tudo bem esta é uma técnica que com certeza vai ajudar. No entanto caso a pessoa esteja querendo algo duradouro nem adianta começar algo do tipo.

    Uma dieta famosa por exemplo é a do suco. Durante tantos dias o indivíduo necessita viver à base de suco. Isto faz muito mal! Ninguém deve tomar uma atitude tão drástica para emagrecer. Tem também uma outra dieta que é a do vinagre na qual a pessoa perigos das dietasingere doses de vinagre para queimar as gorduras. Com que fundamento? Isto é periogoso. Outra dieta envolve apenas o consumo de alimentos líquidos. E ainda existe outra muito famosa que envolve apenas o consumo de proteínas… E os carboidratos? Antes de começar uma dieta consulte um profissional. Pode ser que você necessite. No entanto existem outras alternativas. Procure saber a melhor para você.

    Quais são os perigos

    Muitos são os perigos envolvidos em dietas. Antes de dar início a uma é fundamental consultar um médico e conversar direitinho sobre os objetivos e consequências. Atualmente comemos muito. A abundância de comida em grandes cidades leva algumas vezes ao consumo desenfreado e desnecessário. Comemos por ansiedade ou por não ter o que fazer por exemplo. Quando vamos nos encontrar com amigos frequentemente a comida é algo que está incluído no programa. Quando nos privamos de ingerir algo muitas alterações psicológicas podem surgir. Além disto casos de bulimia e de anorexia são muito comuns. Pessoas que não se alimentam corretamente ficam vulneráveis a problemas como desequilíbrios metabológicos e anemias. Dietas com consumo excessivo de proteína por exemplo pode levar a uma sobrecarga hepática ou renal. Quadros patológicos também ficam agravados por exemplo quando uma pessoa com insuficiência renal se submete a uma dieta restrita a líquidos. É preciso ter muito cuidado com estas medidas urgentes.

    Principais alvos

    Infelizmente a ditadura de um mundo pautado na beleza estética ainda deixa muitas mulheres mais vulneráveis a este mal do que os homens. No entanto de uma forma geral tanto homens quanto mulheres acabam tomando atitudes severas com o intuito de perder peso.

    Pessoas um pouco acima do peso sofrem com exclusão social e diversas formas de constrangimento. Muitas vezes elas sentem vergonha de sair na rua e vivem isoladas e depressivas. Para se enquadrarem acabam fazendo dietas de forma a conseguir um resultado rápido e efetivo.

    Os adolescente são os principais alvos e a presão pode vir de vários lugares. Tanto a mídia quanto os pais e amigos acabam influenciando neste sentido. É necessário ter atenção aos filhos e amigos próximos e diante de qualquer sinal muito evidente de perda de peso conversar com eles. Existem métodos e métodos para emagrecer. É importante escolher o mais saudável. Além disto não devemos emgracer meramente por questões estéticas mas sim por motivos de saúde.

    riscos dietas

    Dicas para emagrecer

    Antes de tudo é fundamental conversar com alguém que entende do assunto. Portanto consulte um médico e tire suas dúvidas. Dietas restritivas não levam a lugar algum. Adquira o hábito de ler e de procurar informações nutricionais. Aprenda a função de cada alimento saiba como o corpo funciona e o que é melhor ser ingerido em qual hora. Informação é tudo.

    A reeducação alimentar somada à pratica de exercícios físicos é algo sem igual. Um corpo saudável e em movimento é sinônimo de vida. Procure esportes que lhe dêem prazer saia para caminhar com os amigos e cozinhe suas próprias refeições. Não é difícil emagrecer e ter um corpo bonito. Basta força de vontade.

    Os perigos de uma dieta mal feita são muitos. É necessário ter muito cuidado neste sentido. Somente entre nesse jogo após a indicação de um profissional. O corpo humano é algo extremamente frágil e ele merece todo o cuidado.

    Compartilhar
    Artigo anteriorArtrite Psoriática
    Próximo artigoDicas para evitar a queda de Cabelos

    Deixe uma resposta