Os Primeiros Sintomas de Gravidez

    0
    27

    Sintomas de gravidez

    A gravidez pode ser um dos períodos mais interessantes da vida de uma mulher. Seu corpo e organismo estão se adaptando para o perfeito desenvolvimento da pequena criança que irá nascer. É muito importante o devido acompanhamento de uma gravidez para isto deve-se ficar de olho nos sintomas e logo que surgir a suspeita procurar um médico. Neste artigo vamos falar um pouco sobre os sintomas da gravidez e como lidar com cada um deles.

    • Quais são os primeiros sintomas de uma gravidez;
    • Como ter certeza da gravidez;
    • O que é o pré-natal;
    • Quais são os sintomas que ainda estão por vir.

    Quais são os primeiros sintomas de uma gravidez?

    Os sintomas de uma gravidez podem variar bastante de mulher para mulher. Algumas conseguem notar mudanças no organismo logo de início enquanto outras podem ficar um bom período sem perceber nada até notarem que algo de diferente está acontecendo.

    Quando há a fecundação já na terceira semana da gravidez é possível se notar algumas alterações no organismo da mulher. Os primeiros sintomas a aparecer são:

    • Inchaço nos seios;
    • Aumento da vontade de urinar;
    • Muito cansaço.

    Se a gravidez for do tipo planejada muitas mulheres logo percebem estes sintomas. A partir da quarta semana começam alguns sintomas muito parecidos com o do período menstrual fato que pode atrapalhar a suspeita de uma gravidez. Os principais sintomas neste momento são:

    • Cólicas;
    • Enjoos;
    • Mudanças repentinas no humor.

    Estes sintomas ainda aparecem somados aos da terceira semana. É geralmente durante a quinta semana que ocorre o atraso menstrual. Nesta situação levanta-se a suspeita da gravidez em muitas mulheres. Com primeiros sintomas da gravidezisto são procurados métodos para a confirmação de uma possível gravidez.

    Como ter certeza da gravidez?

    Quando os primeiros sintomas aparecem muitas mulheres já procuram um médico especialista para a confirmação da hipótese. Isto porque é indicado que logo se de início ao período de pré-natal. Com um exame de sangue ou uma ultrassonografia transvaginal o médico já pode avaliar a situação da mulher a partir da quarta semana de gestação.

    Durante a quinta semana da gestação até mesmo um teste de farmácia já consegue verificar se a concepção realmente ocorreu. Quando a suspeita de uma gravidez for confirmada é importante que se comece o período de pré-natal.

    O que é o pré-natal?

    Pré-natal é um acompanhamento médico feito durante a gestação para garantir o bem estar da mulher e do bebê. Durante a gravidez diversos exames são realizados com o intuito de identificar e tratar doenças na mãe ou na criança.

    É também durante o pré-natal que as mães recebem as principais orientações sobre alimentação práticas de atividades físicas e bom comportamento durante a gravidez. Este acompanhamento médico é muito importante para evitar malformações e complicações médicas. Através de ultrassonografias e exames como o de glicemia de urocultura de detecção de sífilis de rubéola de toxoplasmose e de hepatite B por exemplo muitas situações podem ser evitadas e prevenidas.

    MAIS ARTIGOS:

    Quais são os sintomas que ainda estão por vir?

    Geralmente depois da sexta semana de gravidez os sintomas começam a ficar mais intensos isto devido às grandes alterações hormonais. Logo a mulher começa a desenvolver um olfato mais aguçado e as náuseas tornam-se mais frequentes. A pele começa a ficar mais oleosa e ocorre um aumento das secreções vaginais. O humor passa a mudar mais drasticamente e ocorre aumento do peso e dos seios.

    Em média é durante a décima primeira semana de gravidez que o calor aumenta e a mulher passa a transpirar mais. Unhas e cabelos passam a crescer mais rápido e a saliva é produzida em maior quantidade.

    Durante a décima segunda semana é normal que os enjoos e as náuseas parem um pouco. Entretanto outros desconfortos começam a aparecer como dores nas costas e azia. Muita sonolência e aumento do apetite são sintomas que ainda estão por vir assim como falta de ar indigestão pés inchados dores de cabeça e câimbras.

    Estes são os principais sintomas que vêm e vão durante a gestação. Eles variam bastante em intensidade e frequência dependendo do organismo. O acompanhamento médico é de extrema importância para o bem estar da mulher e para a saúde do bebê.

    Deixe uma resposta