Os principais testes de gravidez

    0
    43

    Num geral

    O organismo feminino já dá os primeiros sinais quando a mulher está grávida. Os mais conhecidos são atraso da menstruação enjoos sonolência dores nas mamas alteração de humor vômitos ocasionais aumento na frequência de idas ao banheiro para urinar. Aí você pensa: qual teste de gravidez devo fazer para saber se estou grávida?

    Reunimos aqui os principais testes e explicamos como funciona cada um para que você escolha a melhor maneira de saber se está esperando um bebê.

    Teste de farmácia

    Quase todas as mulheres recorrem ao teste de farmácia. Eles tem um baixo custo são fáceis de encontrar e rápidos de serem feitos. Existem hoje várias marcas e laboratórios que oferecem este tipo de teste. Eles são feitos a partir da coleta da urina que apresenta os níveis do HCG (hormônio gonadotropina coriônica). Em alguns testes quando o hormônio está acima de 20IU/l já é possível detectar em outros apenas acima de 50 IU/l.

    A recomendação na maioria destes testes é que seja utilizada a primeira urina do dia para que o resultado seja mais seguro. Os resultados aparecemprincipais testes de gravidez em forma de duas linhas (ll) ou um sinal de positivo (+) o resultado positivo da gravidez. Foi lançado recentemente um teste de farmácia que pode ser feito em qualquer hora do dia e chega a especificar com quantas semanas de gravidez a mulher está mas o resultado depende de vários fatores como atraso na menstruação e tempo de gravidez. Após confirmação com os testes de farmácia a mulher deve procurar um médico ginecologista/obstetra que irá solicitar um exame de sangue para comprovar a gravidez ter mais informações sobre a saúde da mulher e dar início ao pré-natal. Mesmo que este exame dê resultado negativo a mulher pode estar grávida já que não é 100% eficaz e depende muito do tempo que foi feito após a ovulação (geralmente 14 dias após a ovulação já dá para identificar o aumento do hormônio presente na urina).

    Exame de sangue: HCG

    Este é considerado 100% seguro entre os todos os testes de gravidez. A taxa de hormônio HCG no sangue do organismo feminino aumenta consideravelmente quando a mulher está grávida. A vantagem deste tipo de teste é que mesmo que a gravidez esteja no início ainda na primeira semana é possível detectar ao contrário dos exames de urina. Existe o exame HCG qualitativo que apenas diz se o resultado é positivo ou negativo e o HCG quantitativo que indica a quantidade de hormônio presente no sangue e pode dar mais informações ao médico.

    Todos os laboratórios de análise que fazem coleta de sangue realizam este tipo de exame que pode ser feito via plano de saúde com solicitação médica ou particular (os preços também são acessíveis na maioria dos laboratórios). O resultado fica pronto em até 24 horas. O exame de sangue é o mais seguro para comprovar a gravidez.

    Ultrassom transvaginal

    Este exame é feito a partir da solicitação do médico e geralmente é feito após a comprovação da gravidez via exame de sangue ou teste de farmácia. Mas também é um tipo de teste de gravidez. É eficaz apenas a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação. Existem alguns casos em que pode ser detectada gravidez fora do útero (nas trompas por exemplo) e só este tipo de exame visualiza estes casos à parte. A maioria dos planos de saúde cobre o ultrassom transvaginal via solicitação médica mas é bom conferir se o seu plano inclui este tipo de exame.

    Teste de gravidez pelo SUS

    Os postos de saúde em todo o Brasil oferecem teste de gravidez por coleta de urina por meio do programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde. Procure informações se o posto de saúde próximo à sua casa disponibiliza este tipo de teste.

    Dicas:

    • Evite fazer os testes caseiros que têm espalhados pela internet. Eles não oferecem nenhuma eficácia na comprovação da gestação.
    • Procure um médico obstetra assim que sentir os sintomas da gravidez para que possa dar início ao acompanhamento do bebê fazer os exames necessários durante a gravidez com relação ao feto acompanhamento dos níveis de vitamina no organismo reposição de ácido fólico (este precisa ocorrer nos 3 primeiros meses para evitar anemia na mãe e na criança).
    • Os três primeiros meses de gestação são os mais delicados e exigem muito do organismo feminino uma alimentação equilibrada e uma vida saudável.

    Deixe uma resposta