Os riscos das dietas milagrosas

0
69
Dietas milagrosas

Com a chegada do verão muitas pessoas começam a se preocupar com o corpo. As academias e os parques ficam cheios enquanto que os fast-foods e sorveterias por mais paradoxal que pareça ficam vazios. Esta corrida em busca do corpo perfeito pode trazer mais malefícios do que benefícios. Isto porque com vontade de ter um corpinho esbelto de uma hora para a outra muitas pessoas acabam cedendo às dietas milagrosas o que é algo alarmante.

Não existe milagre na hora de perder peso é preciso muita disciplina e força de vontade pelo menos no início. As dietas milagrosas fazem mal à saúde pois são restritivas e necessitamos de vários nutrientes para permanecermos saudáveis. Imagina só ficar uma semana ou um mês à base de suco? Onde já se viu? Ou então comer apenas proteína. E os carboidratos?

O corpo humano necessita de proteína gordura e carboidrato para funcionar assim como de uma série de vitaminas e sais minerais. Para perder peso é necessário aprender a comer direito na hora certa e na quantidade certa.

Por que são perigosas?

As dietas milagrosas são restritivas e portanto provocam deficiência em certos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Como geralmente elas promovem rápida perda de peso muitas pessoas acabam aderindo devido à ânsia pelo corpo perfeito no entanto o resultado é passageiro e logo o peso volta às vezes até mesmo em maior quantidade.

Algumas das dietas milagrosas são a da sopa a da lua a da proteína a dos carboidratos e do suco por exemplo. Todas estas promovem deficiência em nutrientes sendo que abaixo explicaremos o que pode ocorrer de acordo com algumas das deficiências.

Perigos da dieta da proteína

A dieta da proteína por exemplo leva a um consumo exagerado de proteínas e gorduras em detrimento do consumo de carboidratos. A ingestão de muita proteína pode promover uma considerável alteração nos níveis de colesterol assim como nos níveis de triglicérides facilitando o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Devido ao consumo exagerado de proteínas o fígado e os rins ficam sobrecarregados sendo que o consumo de bebidas alcoólicas piora ainda mais a situação. A falta de carboidratos deixa a pessoa sem energia sendo que da mesma forma pouca fibra é ingerida provocando alterações no funcionamento do intestino e prisão de ventre.

Perigos da dieta do suco

Substituir refeições por sucos não é algo recomendado. Os sucos naturais feitos à base de vegetais legumes e frutas por exemplo devem ser tomados antes das refeições mas nunca substituir as mesmas.

Sem a ingestão de carboidratos o corpo fica fraco e impossibilitado de realizar exercícios físicos. A dieta do suco leva facilmente à indisposição e à tontura. Além disto dependendo da combinação pode provocar prisão de ventre queda de cabelo e pele seca decorrente da falta de ácidos graxos.

Sucos à base de vegetais e frutas deixam a boca mais ácida do que o normal o que danifica os dentes. Além disto o excesso de açúcar de alguns deles pode levar ao surgimento de cáries.

Perigos da dieta da lua

De acordo com a dieta da lua sempre que a lua mudar de fase a pessoa deve passar 24 horas ingerindo somente líquidos. A lua muda de fase toda semana portanto uma vez por semana a pessoa deve ficar somente à base de líquidos.

Da mesma forma que ocorre com a dieta do suco esta dieta restritiva não supre as necessidades energéticas de um indivíduo. A pessoa tende a ficar exausta e sem energia sendo que dores de cabeça e tontura são outros sintomas muito frequentes.

As bebidas geralmente propostas pela dieta da lua são pobres em carboidratos gorduras e proteínas apesar de conterem vitaminas e sais minerais. No entanto conforme mencionamos o corpo necessita de equilíbrio para funcionar perfeitamente. Além disto esta dieta não estimula a reeducação alimentar sendo que em pouco tempo a pessoa irá cansar de viver de forma tão restritiva.

Reeducação alimentar: a solução

Esta é a solução. Esqueça as dietas milagrosas pois elas fazem mal à saúde e levam ao efeito sanfona o famoso emagrece-engorda. O ideal é aprender a comer direito e praticar exercícios físicos. Chega de preguiça. Saia de frente da televisão e informe-se sobre os diferentes alimentos e sobre como o seu corpo funciona. Somente deste jeito você irá emagrecer.

As dietas milagrosas são restritivas o que leva à falta de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Além disto ninguém aguenta viver sob tais restrições o ideal é ter equilíbrio.

Existem milhares de textos na internet com informações importantes sobre reeducação alimentar. Caso seja possível procure a ajuda de um nutricionista. Emagrecer não é tão difícil quanto parece. O que acontece é que as pessoas fazem da forma errada. Depois que se encontra o caminho tudo flui mais facilmente. Para viver bem é preciso equilíbrio.

Deixe uma resposta