Ozonioterapia

0
200
Visão geral
 

Terapia de ozônio refere-se ao processo de administração de gás ozônio em seu corpo para tratar uma doença ou ferida. O ozônio é um gás incolor composto de três átomos de oxigênio (O 3 ). Pode ser usado para tratar condições médicas, estimulando o sistema imunológico. Também pode ser usado para desinfetar e tratar doenças. No hospital, o gás de terapia de ozônio é feito de fontes de oxigênio de grau médico.

Como funciona

A terapia de ozônio funciona interrompendo processos insalubres no corpo. Pode ajudar a impedir o crescimento de bactérias que são prejudiciais. Por exemplo, se você tem uma infecção em seu corpo, a terapia com ozônio pode impedir que ela se espalhe. A pesquisamostrou que a terapia com ozônio é eficaz no tratamento de infecções de:

  • bactérias
  • vírus
  • fungos
  • fermento
  • protozoários

A terapia com ozônio também ajuda a expulsar as células infectadas. Uma vez que o corpo se livra dessas células infectadas, produz novas e saudáveis.

O que ajuda a tratar

A terapia de ozônio é usada para uma variedade de condições.

Distúrbios respiratórios

Pessoas com qualquer tipo de distúrbio respiratório podem ser bons candidatos para terapia com ozônio. Ao fornecer mais oxigênio ao sangue, a terapia com ozônio pode ajudar a reduzir o estresse nos pulmões. Seus pulmões são responsáveis ​​por fornecer oxigênio ao sangue.

Ensaios clínicos para pessoas com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estão em andamento.

Diabetes

A terapia com ozônio também está prometendo reduzir o risco de complicações do diabetes . As complicações geralmente são causadas pelo estresse oxidativo no corpo. Se a terapia com ozônio pode trazer oxigênio novo e fresco para o sangue e os tecidos, as pessoas com diabetes podem ter resultados muito melhores.

As pessoas com diabetes também sofrem uma cicatrização deficiente. De acordo com um estudo , a terapia com ozônio poderia ser útil para reparar a pele e o tecido.

Desordens imunes

A terapia de ozônio pode trazer benefícios para pessoas com distúrbios imunológicos, pois pode ajudar a estimular o sistema imunológico. Um estudo in vitro mais antigo, de 1991, encontrou evidências de que a terapia com ozônio poderia inativar completamente o vírus HIV. Um estudo de acompanhamento não encontrou a terapia com ozônio para oferecer qualquer valor terapêutico para pessoas com HIV, no entanto. Mais pesquisas são necessárias sobre o uso da terapia de ozônio para o tratamento do HIV.

Como se preparar para a terapia de ozônio

Converse com seu médico ou profissional de saúde sobre a melhor maneira de se preparar para o tratamento. Um profissional de saúde pode fornecer ozonioterapia retirando sangue de seu corpo, misturando-o com gás ozônio e substituindo-o.

Se a terapia de ozono for administrada com o seu sangue, prepare-se para o seu consumo de sangue ao dormir bastante na noite anterior e a tomar um pequeno-almoço saudável nesse dia. Certifique-se também de manter-se hidratado com muita água

O que acontece durante o tratamento

Há muitas maneiras diferentes de receber a terapia de ozônio, e o seu provedor discutirá as melhores opções para você e seu tratamento. Pode ser dado de três maneiras:

Diretamente ao tecido: Se você sofre de ozonioterapia para um problema ou ferimento na extremidade, o gás ozônio provavelmente será aplicado diretamente no tecido da parte afetada do corpo. O gás é administrado em uma cobertura protetora.

Intravenosamente: Para tratar distúrbios internos, como o HIV, o gás ozônio é geralmente dissolvido no sangue que foi tirado de você. Então, o sangue com o gás dissolvido é injetado de volta em você através de um IV.

Intramuscularmente: A terapia de ozônio também está disponível como uma injeção intramuscular. Para esta injeção, o gás ozônio é misturado com seu sangue ou água estéril antes da administração.

Eficácia

Pesquisas sobre ozonoterapia mostram resultados mistos, embora muitos resultados sejam promissores. Vários ensaios clínicos de terapia de ozônio estão em andamento para tudo, desde o HIV à artrite.

Um ensaio clínico descobriu recentemente que um novo medicamento para terapia de ozônio é eficaz para ajudar pessoas com DPOC e fibrose cística. A ozonioterapia também está sendo estudada atualmente em pessoas com artrite do joelho e outras doenças inflamatórias, mas os resultados ainda não estão disponíveis. Pessoas com dor nas costas de hérnia de disco também podem se beneficiar da terapia com ozônio.

Efeitos colaterais

A terapia de ozônio não é amplamente usada neste momento e existem riscos. O gás ozônio tem um número ímpar de átomos, o que torna instável. Esta instabilidade significa que pode ser imprevisível.

Os profissionais de saúde tomam extrema cautela ao usar a terapia com ozônio. Estar exposto a altas concentrações de oxigênio pode danificar os glóbulos vermelhos, portanto as medidas devem ser precisas.

Converse com seu médico sobre todos os possíveis riscos e avalie-os com os possíveis benefícios do tratamento. Você também deve discutir outras opções de tratamento com seu médico para ajudar a determinar o melhor plano de tratamento para sua condição.