Palma da mão Descascando

Palma da mão Descascando

0
1313
O que é mão Descascando
A descamação de pele

A pele humana é composta por três camadas básicas: epiderme derme e hipoderme. Esta é a camada mais interna a derme é a camada média e a epiderme é a camada mais externa. Cada camada de pele exerce determinadas funções e está constantemente em estado de mudança. A epiderme por exemplo a cada 28 dias é totalmente substituída sendo a exposição ao sol a hidratação a fricção e questões ambientais alguns dos fatores que contribuem para tanto.

A descamação da pele é portanto um processo natural do corpo humano embora existam exceções. Por exemplo a descamação de pele pode ser um sintoma de alguma infecção como as provocadas por fungos. Outro possível fator para descamação é o uso de certos medicamentos assim como a síndrome de descamação de pele uma doença hereditária.

Procurar por um médico é a melhor alternativa diante de descamação excessiva de pele. Somente um profissional está apto para avaliar os sintomas e determinar o que realmente vem causando a condição. Depois do diagnóstico deve-se dar início ao tratamento. Na grande maioria das vezes este costuma ser bastante efetivo.

 

Palma da mão descascando: o que pode ser?

A palma da mão descascando pode ser o resultado de um processo natural da pele conforme já mencionamos. Isto porque em média a cada 28 diaspalma da mão descascandotoda a epiderme é trocada o que pode levar à descamação da palma da mão assim como de outras regiões do corpo.

No entanto outros fatores podem estar provocando descamação da palma da mão por exemplo alergias a certos medicamentos. Infecções fúngicas também podem levar a tanto assim como a síndrome da descamação de pele uma doença hereditária. Transpiração excessiva pele seca frio extremo irritações inflamações alergias uso excessivo de luvas exposição ao sol e infecções bacterianas são outros dos fatores que comumente levam à descamação da palma da mão.

Descamação da palma da mão pode também ser sinal de algumas condições como eritrodermia dermatite esfoliativa eczema psoríase ictiose desidrose problemas renais ou de fígado doença de Kawasaki e febre escarlatina. Por fim vale a pena destacar que disfunções na alimentação também podem levar a tanto especialmente deficiências de vitamina A de vitamina B de ferro e de iodo.

O que fazer?

A descamação da palma da mão raramente é considerada uma condição preocupante no entanto é sempre indicado procurar pela orientação de um profissional quando diante de sintomas especialmente se for algo frequente.

Portanto diante dos sintomas de descamação de pele não deixe de conversar com um dermatologista de forma a identificar o que realmente vem causando a condição já que ela pode ter origens variadas o que irá interferir consideravelmente no bom tratamento. O tratamento da descamação da palma da mão assim como da descamação da pele em geral pode ser simples como através do uso de cremes hidratantes ou de loções tópicas mas também pode envolver o uso de alguns medicamentos dependendo da causa da descamação.

Independente da causa lembre-se de nunca realizar automedicação pois o uso incorreto de certos fármacos pode piorar uma condição e ainda mascarar outras mais preocupantes. Portanto não hesite em procurar pela orientação de um profissional.

Tratamento

Na grande maioria das vezes a descamação da palma da mão pode ser devidamente tratada com o uso de cremes hidratantes. Existem opções de medicamentos que um médico pode indicar quando houver necessidade no entanto geralmente simples atitudes cotidianas contribuem para o combate à descamação.

A deficiência em vitamina A por exemplo pode ser um dos motivos para a descamação por isso investir em alimentos ricos nesta vitamina pode ser uma boa alternativa. Experimente consumir mais ovos e cenoura por exemplo pois são ricos em vitamina A.

A deficiência em ferro em iodo e em vitamina B são também outros fatores que podem levar a tanto. Por isso outra opção de tratamento é ingerir mais carnes magras frutas cítricas feijão lentilhas pimentão ervilhas arroz integral tomates queijo leite e cereais.

Outras dicas

Além destes cuidados com a alimentação recomenda-se também ter atenção com a exposição solar devido ao risco de graves queimaduras que podem levar à descamação da pele.

Apesar de ser difícil tomarmos sol em excesso na palma das mãos quando tomamos elas ficam consideravelmente machucadas já que não estão acostumadas com tal agressão. Por isso tenha atenção à exposição aos raios solares inclusive em dias nublados.

Beber bastante água todos os dias é outra medida essencial para a devida hidratação da pele de um modo geral.

Utilizar sabonetes suaves ao invés daqueles mais duros e forte é também outra medida bastante indicada assim como aqueles que são hidratantes.

Recomenda-se não mexer na pele que está descascando nem mesmo retirar as peles pois piorar a situação. É também indicado não tomar banhos quentes quando estiver com a pele descascando assim como evitar a exposição solar.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY