Para obter resultados variar é preciso

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Variar os estímulos é importante para o corpo não se acostumar com ele. Isso acontece porque quando o organismo se “acomoda” a tendência e gastar menos energia. Ocorre a mesma coisa na musculação onde se aconselha períodos de quatro a no máximo oito semanas. Como o ideal é fazer ao menos 150 minutos de atividade aeróbica semanal concentrar-se em apenas uma atividade é perigoso. No começo pela empolgação pode até parecer uma tarefa possível. Porém o risco de cair na monotonia e largar os treinos é grande.

Há diversas opções: bicicletas ergométricas bikes de spinning esteiras elípticos steppers trampolins etc. Afinal um treino com uma modalidade nova é a abertura para outras experiências e quem sabe a escolha de um novo exercício favorito.

O banho de água fria nos exercícios repetidos tem várias possíveis soluções. Utilizar no mesmo dia diversos tipos de equipamentos é uma boa opção para quem pretende ter maior queima calórica. Por exemplo fazer 15 minutos de cada aparelho (esteira bike e transport) no treino é uma ótima escolha para criar mais resistência e deixar o corpo utilizar a gordura como fonte de energia.

Para quem não gosta de mesclar vários exercícios no mesmo dia a solução seria adotar várias atividades ao longo da semana. É necessário buscar a ajuda de um profissional para que o mix de atividades não aumente as chances de lesões já que pode haver um desgaste excessivo das fibras musculares levando à fadiga excessiva. Uma forma de resolver este problema é pegar mais leve no dia seguinte ao treino forte fazendo uma espécie de recuperação.

(Fonte: Bruno Pereira professor da academia Smart Fit – São Paulo)

Esta matéria foi produzida no site ativo.com

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