Para quem quer começar a praticar spinning (já!)

    0
    49

    Spinning é uma atividade de baixo impacto mas de intensidade. O treino trabalha a força muscular e o sistema aeróbico. Pode ser também uma alternativa para dias de mau tempo além de ser uma boa combinação com a corrida ao ar livre. Para que você aproveite ao máximo a atividade selecionamos com o treinador Daniel Costa da assessoria esportiva Trilopez algumas dicas valiosas para você colocar em prática assim que pensar em subir na bike:

    Boa posição na bicicleta

    Isso é fundamental: a altura correta avanço ou recuo do selim (banco da bike) e ajuste do guidão. O professor deve ter uma atenção especial com relação aos ajustes na bicicleta. E isso vale tanto para o treino indoor quanto no de rua. Essa preocupação vai garantir que o aluno/atleta não sinta dores nas costas joelhos e consiga melhorar seu condicionamento físico aeróbio.

    Aquecimento

    O aquecimento tem como finalidade preparar o organismo para o esforço que virá durante a atividade física mais intensa. Sem um aquecimento adequado o ciclismo ou de qualquer outra atividade vai se tornar desconfortável e menos prazerosa para o praticante. É preciso um preparo de músculos e articulações para encarar a bicicleta corrida natação ou qualquer outro esporte.

    Hidratação

    Atividade física exige uma correta hidratação. Um indivíduo desidratado pode sofrer graves consequências além de ter seu desempenho prejudicado. O ideal é que a pessoa hidrate-se a cada 20 ou 30 minutos durante a prática do exercício. Em dias secos a hidratação torna-se um fator crítico.

    Lesões mais recorrentes e como evitá-las

    As lesões mais comuns no spinning são as dores nos joelhos nas costas e pescoço. Mais uma vez: a posição do ciclista na bicicleta vai influenciar a ocorrência de lesões. Um exemplo é o selim. Se ele estiver muito baixo pode acarretar dores na parte anterior dos joelhos e lombar. Já o selim muito alto causa dores na parte posterior do joelho e também nas costas.

    Outro ponto importante é deixar claro aos alunos iniciantes que não exagerem no momento de ajustar a carga. Muito peso não significa que você está ganhando condicionamento. Girar bastante as pernas ter a postura adequada e hidratar-se são atitudes que podem trazer benefícios e evitar lesões.

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Deixe uma resposta