Pedras na Bexiga

0
121
O que são pedras na bexiga?

Esta condição é algo que provoca muita dor. Pode acometer tanto homens quanto mulheres de idades variadas e não faz distinção de localização global. As pedras na bexiga são reflexos de nossos hábitos de vida entre outras coisas. Indivíduos que comem muito sal por exemplo frequentemente sofrem deste problema.

As pedras também são chamadas de cálculos. É bastante comum ouvirmos falar de pedras nos rins no entanto estas pedras podem se alocar na bexiga. Estima-se que desde milênios antes de Cristo as pessoas já sofriam de pedras na bexiga como em lugares na Grécia ou na Roma Antiga.

Os cálculos são problemas frequentes e podem ser recidivos. É preciso ter cuidado com os hábitos de vida para não sofrer novamente de pedras nos rins ou na bexiga. Estudiosos afirmam que apesar de ser uma complicação comum em ambos os sexos nota-se que a cada 4 homens 1 mulher é afetada. O problema é ainda mais recorrente na terceira ou quarta década de vida de um indivíduo.

Diante dos sintomas um médico deve ser imediatamente procurado. É fundamental que se faça os devidos exames para o correto diagnóstico. Muitas vezes as dores podem ser confundidas com as de outras patologias por isto é imprescindível que um profissional seja consultado.

Causas e sintomas

Dentre as diferentes causas que levam ao desenvolvimento de pedras na bexiga podemos citar por exemplo a ingestão de certos alimentos. Substâncias como o cálcio o sódio e as proteínas são comumente relacionados a este mal.

Fatores genéticos também podem influir neste sentido assim como a existência de doenças e situações de desidratação. Dentre os sintomas que as pedras na bexiga provocam podemos destacar:

  • Cólica aguda na região lombar irradiando para baixo;
  • Sensação frequente de vontade fazer xixi;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na ponta da uretra.

Além disto quando há infecção é comum haver quadros de calafrios de febre e de vômitos. Muitas vezes no entanto as pedras na bexiga podem ser assintomáticas e ficar por lá durante diversos anos. As pedras conseguem ser eliminadas pelo canal urinário sem provocar dores entretanto quando a dor vem é preciso consultar um médico.

Tratamento

A dor provocada por uma pedra na bexiga pode ser muito intensa por isto a pessoa logo recorre a uma ajuda. Existe uma série de modalidades para o tratamento. A intervenção mais urgente é quando há trato urinário obstruído e também infectado sendo preciso realizar alguns procedimentos cirúrgicos.

A derivação externa por nefrostomia por exemplo é uma opção para desobstrução. Nela um fino tubo é inserido até chegar ao local com problemas. Quando não há necessidade de cirurgias outras medidas menos invasivas costumam ser tomadas. Além disto é muito comum a pedra sair sozinha depois de algum tempo. A grande maioria das pedras que medem por volta de 5 mm costuma sair espontaneamente sem nem mesmo provocar dores.

Após em média cerca de 4 semanas do início dos sintomas o quadro começa a apresentar melhoras. Caso as dores sejam muito fortes medicamentos são indicados até a eliminação dos cálculos.

Deixe uma resposta