Perigos do Neosoro e Sorine

0
572
O que é Neosoro?

Também conhecido como cloridrato de nafazolina o Neosoro é um dos remédios mais
usados no país. Em sua composição o medicamento possui cloreto de sódio cloridrato de nafazolina cloreto de benzalcônio e água destilada.

Os usuários de Neosoro são geralmente indivíduos que sofrem de problemas respiratórios. Ele oferece uma desobstrução nasal imediata e limpa a região promovendo desta forma assepsia.

Pessoas alérgicas a poeira pó cigarro e produtos químicos em geral sofrem muito com a obstrução nasal assim como indivíduo que têm rinite. Ninguém consegue dormir ou trabalhar com o nariz entupido o que leva a um uso constante deste fármaco. No entanto apesar de parecer inofensivo o Neosoro pode provocar uma série de efeitos colaterais devendo ser usado com parcimônia.

O que é Sorine?

O Sorine é também um vasoconstritor e atua como descongestionante nasal. Constituído de cloridrato de nafazolina cloreto de benzalcônio e cloreto de sódio além de vasoconstritor é também antisséptico.

O Sorine e o Neosoro atuam basicamente da mesma forma. Bastam algumas gotas no nariz para que o efeito tenha início cerca de 10 minutos depois. A administração intra-nasal promove uma constrição nos vasos até então dilatados levando a uma redução no fluxo sanguíneo e consequentemente à desobstrução.

O uso deste medicamento por tempo prolongado pode gerar uma série de efeitos adversos. Além disto apesar de comumente utilizado por várias pessoas tanto o Sorine quanto o Neosoro não são indicados para todos e possuem contraindicações.

Por que o nariz entope?

Ambos medicamentos Sorine e Neosoro são usados para desentupir o nariz e para promover uma limpeza no local. Quando a cavidade nasal está obstruída o ar fica impedido de passar o que gera muito incômodo. Além disto a congestão nasal geralmente vem acompanhada de coriza.

Ao contrário do que muitos pensam não é a coriza nem a produção de muco que deixa o nariz entupido. É um edema ou seja inchaço nas mucosas que provoca a condição diminuindo o espaço para a circulação de ar.

Algumas das mais comuns causas de nariz entupido são alterações climáticas alergias odores fortes presença de ácaros adenoides grandes alimentos picantes desvio de septo estresse fumaça de cigarro e uso abusivo dos descongestionantes nasais.

662812-os-descongestionantes-nasais-com-vasoconstritor-nao-viciam-7

Perigos do Neosoro/Sorine

Tanto o Neosoro quanto o Sorine devem ser usados com parcimônia. Como muitas pessoas sofrem de obstrução nasal crônica o uso destes medicamentos acaba sendo maior do que o indicado sendo que geralmente não se conhece os perigos envolvidos.

Os fármacos são fáceis de encontrar e estão à venda em qualquer farmácia além disto deixam o nariz desobstruído imediatamente. Com isto muitas pessoas acabam usando Neosoro/Sorine da forma incorreta. O ideal é fazer uso destes remédios por no máximo 5 dias de forma a tratar alguma gripe ou resfriado. Entretanto geralmente não é isso que acontece.

O uso crônico destes medicamentos pode promover alterações no nariz e no sistema cardiovascular como pressão alta. Outros perigos envolvidos no uso constante de Neosoro e de Sorine é o desenvolvimento de uma rinite medicamentosa ou seja nariz entupido exatamente por causa do remédio. Batimentos cardíacos acelerados são também efeitos constantes assim como um aumento da ansiedade

 

Contraindicações e gravidez

O Neosoro e o Sorine são remédios contraindicados durante a gravidez. Indivíduos alérgicos à fórmula devem permanecer longe da mesma e encontrar outra maneira de desobstruir o nariz. Crianças com menos de 12 anos não podem fazer uso de nenhum dos dois medicamentos.

Tanto o Sorine como o Neosoro são remédios que causam dependência devendo portanto ser utilizados com parcimônia. Diante de qualquer condição adversa o ideal é buscar pela ajuda de um profissional pois somente ele saberá dizer a melhor alternativa para cada caso.

O uso destes medicamentos é também contraindicado para portadores de hipertireoidismo e de cardiopatias. Quando usado por muito tempo ambos os fármacos podem acabar gerando congestão nasal de rebote. Até agora pesquisas indicam que não existe nenhuma interação medicamentosa relevante quando do uso destes remédios.

Como tratar nariz entupido

Para evitar o uso constante de Neosoro e de Sorine que não deve passar de no máximo 5 dias seguidos é possível recorrer a outras alternativas de desobstrução nasal. A rinite alérgica por exemplo é uma das condições que deixa o nariz entupido. Uma medida importante nestes casos é evitar o contato com o produto alergênico.

Lavar frequentemente a cavidade nasal com soro fisiológico é também medida interessante para evitar a obstrução nasal. O soro ajuda a diluir o muco e deixa a região úmida dificultando o ressecamento e consequentemente a irritação local.

Durante as crises é importante evita tomar banho de piscina já que geralmente o cloro irrita a mucosa nasal e pode acabar piorando a condição. Dormir com mais de um travesseiro durante a noite pode ajudar também pois a posição mais elevada permite uma melhorar na respiração.

Deixe uma resposta