Pilates e a respiração

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    A corrida é uma atividade exigente quando se fala em respiração ela envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. A maneira como você respira enquanto corre pode determinar seu rendimento físico durante o treino. A respiração deve ser algo natural e portanto pode variar seguindo as necessidades do seu corpo.

    Parado e sem se exercitar seu corpo responde geralmente com a respiração nasal que melhora a qualidade do ar quando inspiramos. Mas fique atento durante a atividade física a intensidade se torna mais forte e você precisa da musculatura para continuar a prática por isso o motivo pelo qual expiramos o ar pela boca ativando assim mais fácil os músculos do nosso centro de gravidade – CORE (assoalho pélvico transverso do abdômen multífidos e diafragma).

    Conheça os músculos inspiratórios
    Intercostais Externos
    Serrátil posterior superior
    Levantador costal curto
    Levantador costal longo

    Conheça os músculos expiratórios
    Transverso doabdômen
    Oblíquo Interno
    Oblíquo Externo(expiração forçada)
    Intercostais Internos (deprimem as costelas)

    Ciclo ventilatório e a influencia do Princípio da Respiração no Pilates
    Um ciclo ventilatório é composto de uma fase inspiratória (tempo inspiratório)seguida de uma fase expiratória (tempo expiratório).
    O método Pilates resgata a importância da respiração.
    Devido à vida diária agitada a maioria das pessoas passam a respirar mais rápido e de forma incompleta ou seja o ar não chega a atingir a parte inferior do pulmão região onde as trocas de oxigênio são mais eficientes. Isso explica o fato de inspirarmos pelo nariz e expirarmos pela boca (facilitando a ação dos músculos respiratórios como citado acima).

    A respiração profunda na medida em que a ansiedade é reduzida gera diminuição da dor muscular e aumento do rendimento em qualquer atividade física. Claro que não podemos esquecer dos outros princípios do Pilates o praticante deve incorporar todos eles forma global.

    Também a produção de calor durante um exercício intenso é de 15 a 20 vezes maior do que em repouso e é suficiente para aumentar a temperatura central do corpo em 1ºC para cada cinco minutos. Por isso também ser observadas hiperventilação falta de coordenação muscular agitação incapacidade de julgamento e confusão mental.

    Como o Pilates ajuda nesse processo?
    O sistema ventilatório é formado por bombas e tubos que levam o oxigênio e retiram o gás carbônico dos pulmões da maneira mais eficiente possível.

    A ventilação pulmonar é um processo realizado pelo sistema nervoso por meio de estruturas centrais e periféricas atendendo as necessidades do organismo com a expansão e a retração da caixa torácica e pulmões com a troca gasosa (absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico).

    Em condições normais este processo é espontâneo. É importante manter o tempo inspiratório adequado para garantir o volume de expiração freqüência respiratória e manutenção da abertura dos alvéolos. Exatamente como a técnica de Pilates faz com que nossa respiração aconteça.

    Por isso a grande importância de respirar apropriadamente durante uma sessão de Pilates. E porquê não durante toda sua rotina de vida diária?

    Pratique inteligência corporal!

    Rafaela Porto – CREF 048367-G/SP

    Educadora Física formada em 2004; Pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde; Formada pela STOTT PILATES desde 2007 e com certificação internacional desde 2010; Atualmente é coordenadora técnica da Pilates StudioFit e ministra treinamentos e aulas de Pilates.

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    Pilates e Musculação

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    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

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