Pilates para postura e equilíbrio

    0
    46

    Apesar das particularidades de cada uma das modalidades esportivas todas elas podem ter sua performance aperfeiçoada com a prática do Pilates!

    Em todas elas também é comum que seus atletas desenvolvam alguns tipos de desequilíbrios musculares exatamente em razão dos exercícios incluindo aí os constantes esforços repetitivos em determinados grupos de músculos e também à ausência de treino em outros desses grupos.

    Coluna e Core
    Atualmente percebe-se uma grande preocupação clínica e científica com a postura das pessoas em particular dos atletas especialmente em cuidados com a coluna e região. Por esse motivo os exercícios que promovem melhor estabilização estão presentes de forma marcante.

    O Pilates é um aliado entre os esportistas principalmente pelo fato de trabalhar a região do core conjunto de músculos profundos (estabilizadores) abdominais e dorsais que controlam o centro de gravidade do nosso corpo. Por isso o fortalecimento do core é de fundamental importância para o equilíbrio principalmente em atividades de grande movimentação como saltos e corrida prevenindo dores e lesões e a melhora no rendimento físico do atleta.

    Estímulo postural
    Esse trabalho não consiste em uma técnica específica de atuação mas sim em um conceito de estimular as musculaturas com a intenção de incentivar a melhora postural e otimizar o desenvolvimento mecânico do praticante.

    Além dos benefícios específicos de cada modalidade esportiva o Pilates também pode ser utilizado como uma forma de recuperação ativa. Estudos apontam por exemplo a importância da realização de atividades de baixo impacto como nesse exemplo para restabelecer as reservas de glicogênio e eliminar o ácido lático (em desequilíbrio provoca cãibras) produzido durante uma prova ou partida. Situação muito comum para o grande número de atletas amadores exatamente em fase de iniciação ou mesmo evolução de sua performance atrás de melhores resultados.

    Rafaela Porto
    Educadora Física formada em 2004; Pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde; Formada pela STOTT PILATES desde 2007 e com certificação internacional desde 2010; Atualmente é coordenadora técnica da Pilates StudioFit e ministra treinamentos e aulas de Pilates.

    Confira artigos anteriores:

    Pilates e Musculação

    O Pilates para auxiliar as passadas na corrida

    Pilates X Esporão

    Pilates contra o envelhecimento

    O Pilates na Pubalgia

    O Pilates para facilitar o processo de ventilação interna

    Os benefícios do Pilates durante a gestação

    A dor lombar e os benefícios do Pilates.

    Como o pilates beneficia o praticante de atividades aeróbicas.

    Os benefícios são muitos mas o Pilates emagrece?
    O que é melhor? Pilates no Solo ou nos Equipamentos?

    Para um corpo saudável pilares ou musculação?

    Pilates promete corpo saudável e sem fadiga no verão.
    Corredores podem ter passadas mais eficazes com Pilates
    Afinal o que é Pilates?

    Outras matérias relacionadas:

    Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa – parte II
    Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa
    Os benefícios do Pilates para os homens

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    LEAVE A REPLY