Pintar o cabelo na Gravidez

    0
    43

    A mulher grávida

    A chegada do bebê é um momento maravilhoso no entanto o período da gestação pode ser um pouco complicado. A mulher grávida passa por uma verdadeira montanha-russa de sensações e de desejos assim como de dúvidas. Com o decorrer dos dias e dos meses muitas questões costumam surgir principalmente durante a primeira gravidez.

    Apesar de tudo isso é normal e todas as dúvidas inseguranças e sensações devem ser expostas para o parceiro e para o médico. Durante a gestação o cabelo da mulher pode mudar bastante já que ela está sofrendo uma série de alterações hormonais. A aparência da pele e do corpo como um todo vai variar muito até o fim deste período e aprender a lidar com cada época da gestação é fundamental.

    Uma dúvida muito recorrente entre mulheres grávidas é se elas podem ou não tingir o cabelo afinal de contas uma gravidez dura em média 9 meses e pode ser complicado manter o visual. Durante a gestação a mulher está conectada ao feto e necessita ter atenção a todos os seus atos. Por isto é importantíssimo tirar dúvidas com um médico antes de tomar qualquer atitude.

    Pode pintar o cabelo?

    Ainda não há um consenso sobre o assunto. Segundo a Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia (Otis) uma rede que informa possíveis situações de risco na gravidez não existem relatos nem dados que comprovem danos ao feto provocados por tinturas de cabelo. Segundo a organização a tintura possui químicas que são pouco absorvidas pelo corpo humano sendo portanto difícil de chegar ao feto.

    No entanto existem muitas químicas nestas tinturas e como não foi provado nada nem a favor nem contra a melhor alternativa talvez seja postergar o máximo possível tingir o cabelo durante a gravidez. A grande maioria dos obstetras aconselha deixar passar pelo menos o primeiro trimestre de gestação. A partir do segundo trimestre tinturas que não contenham amônia ou metais pesados estão liberadas. Xampus tonalizantes e henna por exemplo estão também liberadas. No entanto tenha atenção para comprar henna pura caso contrário ela agirá como uma tintura química.pintar o cabelo na gravidez

    A melhor coisa portanto é esperar um pouco para pintar o cabelo. Depois do segundo trimestre já dá para dar um jeito no visual através de tonalizantes e hennas ou de tinturas sem amônia e sem metais pesados. Entretanto caso dê para esperar passar a gravidez espere. Não há nada de errado com cabelos brancos.

    Motivos e riscos

    Pintar o cabelo quando se está grávida é perigoso pois o feto está dentro da mãe e tudo o que ela come bebe ou passa acaba de certa forma passando também para o feto. Por isso é que não se deve consumir bebidas alcoólicas ou drogas durante uma gestação.

    A tintura para cabelos está repleta de substâncias químicas que podem fazer mal para o feto assim como para nós também. Mas não é só isso o feto é um bebê em desenvolvimento e estas químicas podem passar a barreira da placenta e interferir na formação de órgãos e de membros por exemplo. O primeiro trimestre da gestação é o mais crítico com relação a isto já que é neste período que ocorre a maior formação de órgãos e de tecidos. Portanto pode ser extremamente perigoso pintar o cabelo durante a gestação. Talvez o melhor a fazer possa ser recorrer a outras alternativas tais como as que mencionaremos abaixo.

    O que fazer?

    A mulher grávida também merece ficar bonita no entanto ainda não há um consenso com relação ao uso de tintura no cabelo durante a gestação. Pode ser algo perigoso e muito negativo para a formação fetal por isto outras alternativas costumam ser uma melhor opção.

    A henna pura por exemplo é uma excelente escolha. O produto é extraído de uma planta e possui coloração natural vermelha no entanto quando misturado ao café ou ao açafrão por exemplo muda de cor e pode dar uma melhorada no visual destas futuras mamães aflitas.

    Outra alternativa para quem não quer ficar com cabelo branco ou desbotado durante a gestação são os tonalizantes pois possuem curta duração. Já no final da gestação a mulher também pode optar por fazer um reflexo ou luzes já que o couro cabeludo quase não é tocado. Entretanto tenha atenção ao local em que irá fazer pois deve estar bem ventilado para que não haja grande exposição às químicas. Lembre-se de ficar o menor tempo possível com o produto e de lavar bem o cabelo depois.

    Enfim como não há um consenso talvez o melhor seja esperar o final da gravidez para voltar a tingir os cabelos. Procure incrementar o visual neste período usando chapéus bonés ou lenços por exemplo. Caso seja necessário faço uso de henna pura ou de tonalizantes no período devido. Cuide bem de você pois o futuro do seu bebê está em suas mãos.

    Deixe uma resposta